Nosso sorriso é nosso cartão de visitas, portanto temos que cuidar bem deles. Dentes mal cuidados afetam o visual, podendo fazer com que a pessoa tenha vergonha de sorrir e comprometendo os relacionamentos pessoais. Além disso, a saúde pode refletir a saúde geral, ou seja, se você não está saudável se sua saúde bucal também não estiver.
Agora vão algumas dicas para manter o seu sorriso saudável, segundo a Dr. Vivian Farfel:
– A escova dental deve possuir cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar bochecha e língua, e facilitar a limpeza dos dentes do fundo.
– A escovação deve ser feita idealmente três vezes ao dia. Porém, diante de impossibilidades, deve se caprichar mais na escovação noturna, antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam.
– O fio dental ao lado da escova também é indispensável à saúde bucal, já que remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança. É recomendável passá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da escovação noturna. Se caso a gengiva sangrar, não pare, persista, pois após três dias a inflamação diminuirá e o sangramento não ocorrerá mais.
– A pasta de dente deve ser usada em pequenas quantidades, pois a espuma excessiva dificulta a correta visualização dos dentes. A quantidade ideal é a do tamanho de uma ervilha.
– A dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas tem consumo quase liberado, já açúcares, alimentos ácidos, refrigerantes, guloseimas devem ser ingeridos com moderação.
– Os doces de preferência, devem ser ingeridos após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos ao dente.
– Alem disso, existem os alimentos protetores e alimentos detergentes. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza pesada com a escova.