Você sabe qual é a importância da prevenção odontológica?
A prevenção odontológica baseia-se no acompanhamento periódico do paciente, com finalidade de detectar inflamações, infecções e doenças que podem ocasionar problemas mais graves se não forem diagnosticados e tratados precocemente. Durante as consultas de prevenção, o cirurgião dentista também consegue detectar se o paciente está realizando a correta higienização em casa, inspecionando a possível presença de placa bacteriana, tártaro e o surgimento de cáries precocemente.
Quanto mais jovem o paciente iniciar a prevenção, melhor! Pois muitos medos que surgem na infância e perduram até a vida adulta, são devido a experiências negativas ao realizar um procedimento invasivo no dentista.
A prevenção odontológica traz diversos outros benefícios para quem segue corretamente as recomendações do dentista, tais como:
- Previne infecções como a gengivite e periodontite;
- Previne o mau hálito;
- Previne a cárie dentária;
- Previne a perda dentária devido a inflamações e infecções;
- Melhora a autoestima;
- Conserva por mais tempo os tratamentos odontológicos;
- Identificar doenças nas fases iniciais;
- Prevenir e detectar o câncer bucal;
- Menos gastos com tratamentos invasivos;
- Reduz o risco de doença cardiovascular.
- Auxilia no controle da diabete;
- Reduz o risco de parto prematuro em grávidas.
Além dos benefícios citados acima, a prevenção odontológica é fundamental para bebês, crianças e adolescentes. A avaliação de mordidas abertas, cruzadas, em topo, entre outras, facilita o correto diagnóstico e a necessidade de utilização de aparelhos ortodônticos na idade correta, podendo manter o espaço para o nascimento dos dentes, reposicionar e direcionar o crescimento tanto dental quanto ósseo, evitando em alguns casos, cirurgias extremamente invasivas na vida adulta para reposicionamento da maxila e mandíbula.
Algumas orientações básicas passadas na consulta de prevenção, são fundamentais para a correta higienização em casa, como por exemplo escovar os dentes após as refeições, usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e raspar a língua diariamente, evitando assim o acúmulo de placa bacteriana e formação de tártaro.
A indicação da frequência que o paciente irá retornar às consultas de prevenção será avaliada pelo cirurgião dentista de acordo com as necessidades e organismo de cada um. Também pode ser indicado o uso de pastas de dentes, bochechos específicos e acessórios de higiene extras, de acordo com o diagnóstico individualizado. Por isso, não deixe de agendar uma consulta de avaliação com seu dentista, esteja em dia com a sua saúde bucal, afinal, a saúde começa pela boca!
Conte com a Dr Veit Odontologia & Saúde para realizar suas consultas de prevenção.
Utilize sempre produtos eficientes e de boa qualidade para fazer sua higienização oral.
Visite seu dentista a cada seis meses.