O que é Ortopedia Funcional dos Maxilares?
A Ortopedia Funcional dos Maxilares é um tratamento realizado geralmente em crianças e adolescentes que usa o potencial de crescimento dos ossos da face, evitando e prevenindo que os problemas de mordida apareçam ou se compliquem na fase adulta. Muitas vezes, a falta de tratamento adequado na idade correta pode levar o paciente a ter que realizar cirurgias na fase adulta.
Diferente da Ortodontia, que atua nos dentes e no processo alveolar (que é o osso que segura os dentes), a Ortopedia facial atua nos ossos e musculatura, remodelando e direcionando o crescimento a favor de uma melhor relação dos arcos dentários.
Quais são os tipos de aparelhos usados?
Usamos aparelhos móveis ou fixos para realizar os tratamentos de Ortopedia Funcional dos Maxilares. Estes aparelhos são desenhados especificamente para cada caso, dependendo do problema.
“Uma avaliação sobre o potencial genético e hábitos, associado a posição dos dentes é importante para a escolha do aparelho e o melhor momento para tratar.” – Dra Cynthia Veit
Em casos de mordida cruzada, é importante agir imediatamente para evitar que a face cresça assimétrica, o que traz problemas irreversíveis ao paciente. Expandir a maxila é muito comum, além de favorecer que haja espaço para todos os dentes na boca, evitamos que a mandíbula cresça torta, trazendo desequilíbrio muscular e problemas futuros de ATM, além de desgaste e perda de dentes na fase adulta. Muitos casos de mordida cruzada que não são tratados precocemente levam os pacientes a cirurgia na fase adulta.
O mesmo acontece quando a mandíbula é grande e projetada para frente, casos de prognatismo mandibular. Nestes casos, estimular o osso maxilar a se desenvolver pode evitar complicações futuras. O uso de Máscara facial e expansores maxilares contribuem para aumentar o tamanho da arcada superior.
Quando a mandíbula já se mostra pequena desde a primeira infância, o retrognatismo mandibular, o ideal é estimular o crescimento durante toda a infância para conseguir uma face e um perfil mais harmônico e bonito na adolescência, evitando extrações de dentes ou cirurgias futuras. Podemos usar aparelhos como Bionator ou Precision Wings Invisalign.
Alguns sinais que seu filho pode precisar de Ortopedia Funcional dos Maxilares:
- mordida cruzada,
- presença de bruxismo,
- mordida aberta por chupeta, dedo ou outro hábito,
- mandíbula pequena,
- mandíbula para frente,
- dificuldade de fechar os lábios,
- dificuldade de pronunciar as palavras
- respiração bucal
Meu filho pode chupar chupeta até quantos anos?
A sucção da chupeta acalma o bebê, trazendo conforto e tranquilidade podendo ser usada até, aproximadamente, os dois anos de idade e, no máximo, até os quatro anos, quando a troca dos dentes de leite se inicia. É importante que o uso da chupeta não seja um artifício usado para todas as manhas e choro das crianças.
O tamanho da chupeta deve respeitar a idade da criança e o escudo da chupeta, a parte externa, deve ser côncava e com orifícios de respiração para evitar irritações de pele e lábios. Já o bico deve ser muito macio e ter o formato que permita que a criança, ao abocanhar a chupeta, possa fechar ao máximo a boca. Quando a troca dentária se inicia é fundamental que este hábito tenha sido eliminado.
A chupeta é um hábito mais fácil de ser eliminado do que o dedo. Chupar o dedo ou a chupeta de forma errada pode gerar mordida aberta anterior, um verdadeiro buraco na frente, que afeta a postura da língua, a respiração e o desenvolvimento da fala.
A Ortopedia facial ajuda a tratar a respiração bucal?
A Ortopedia é uma excelente terapia para auxiliar no tratamento da respiração bucal. Para quem tem hábito de respirar pela boca, é importante que o tratamento seja multidisciplinar acompanhado de um otorrino e, em alguns casos, de fonoaudiólogo e alergista.
A principal característica do respirador bucal é o palato alto, com maxila pouco desenvolvida, presença de olheira, hipotonia dos lábios com dificuldade de mantê-los fechados, algumas vezes com comprometimento da fala, podendo ter adenoide ou amígdalas grandes, com septo nasal desviado e cornetos hipertrofiados.
Quando o “céu da boca” é alto, a Ortopedia Facial pode estimular o crescimento destes ossos e evitar que o problema persista na fase adulta, evitando cirurgias e complicações.
Qual a idade ideal para iniciar a Ortopedia Facial?
A melhor idade para iniciar a Ortopedia Facial é enquanto ainda existe potencial de crescimento e, por isso, pacientes adultos são pouco beneficiados com este tratamento. As crianças e os pré-adolescentes apresentam a idade cronológica, a idade óssea, a idade dentária e a idade hormonal ideal. Associar estas informações ao problema do paciente, determina o tipo de aparelho a ser usado na melhor época.
Geralmente, a melhor idade para iniciar o tratamento é entre 8 e 9 anos, quando acontece um estirão no crescimento e a criança já tem uma certa maturidade para cooperar.
Agende sua visita e faça uma avaliação!