O que é Recessão Gengival?

A recessão gengival pode ser definida como alteração da posição ideal da margem gengival, expondo a superfície radicular. Pode progredir para o desenvolvimento de hipersensibilidade dentinária, lesões de desgaste radicular e cáries. 

A principal queixa dos pacientes em relação a recessão gengival é a aparência estética. Na presença de um sorriso alto, a exposição da raiz torna-se mais evidente e apresenta coloração mais escurecida do que a coroa dos dentes.

Existem múltiplos fatores de riscos que contribuem para o surgimento da recessão gengival. São eles: 

  • Tecido gengival delgado;
  • Perda óssea;
  • Inflamação gengival;
  • Trauma mecânico durante a higiene oral;
  • Mau posicionamento dentário;
  • Hábitos de ranger ou apertar os dentes. 

Recobrimento Radicular como tratamento para a Recessão Gengival

É fundamental a identificação dos fatores desencadeantes para o planejamento cirúrgico do recobrimento das raízes. Através de uma avaliação com o especialista e com o auxilio de exames específicos, será feito o estudo do caso de recessão gengival com objetivo de escolher a técnica cirúrgica adequada.

As principais variáveis que contribuem para o resultado do recobrimento radicular são: quantidade da superfície radicular exposta, volume e espessura gengival e altura do osso remanescente. As alternativas de tratamento são eleitas a partir de uma análise das características das recessões: unitárias, múltiplas, maxilar, mandibular, rasa, profunda e o formato gengival entre os dentes.

A tendência atual da Periodontia estética é a busca por técnicas cirúrgicas menos invasiva, cujo sucesso pode ser avaliado com um pós-operatório mais confortável e com uma cicatrização mais rápida. A Clínica Dr. Veit conta com equipamentos inovadores, como o microscópio operatório PROergo ZEISS que oferece tratamentos cirúrgicos com segurança, conforto e excelência. 

Agende sua visita e faça uma avaliação!