Esporte e a Odontologia
Para ser um atleta, é necessário muito esforço, dedicação em seus treinamentos, concentração e força de vontade. Mas além dos treinos, um bom atleta precisa ter sua saúde sistêmica e bucal em dia para um bom desempenho em seus resultados.
Portanto, qual é a relação entre odontologia e esporte?
O desempenho dos atletas pode ser reduzido devido a problemas dentários que aparecem durante a vida.
Dentre esses problemas estão a má oclusão, higienização precária, hábitos deletérios e infecções agudas ou crônicas (gengivite, periodontite, cáries, abcessos). Caso essas infecções não sejam tratadas, as bactérias presentes podem penetrar na corrente sanguínea e consequentemente atingirem outras partes do corpo, até mesmo o coração.
O acompanhamento odontológico do atleta permite prevenir e tratar infecções orais, traumatismo dentário (como a quebra de um dente devido a esportes de luta ou tombos), melhora do sono, mastigação e deglutição. Manter hábitos de saúde bucal adequados no dia a dia, como a escovação após as refeições, uso de fio dental e raspadores de língua pelo menos uma vez ao dia, ajudam a prevenir a formação de placa bacteriana e a proliferação da doença cárie, evitando assim o surgimento de sensibilidades e dores que o atleta pode sentir durante o treino.
Dentro das diversas especialidades odontológicas, temos a odontologia do esporte, que orienta, previne, diagnostica e trata exclusivamente da saúde oral dos atletas. Estes especialistas acompanham a integridade das estruturas dentárias, que podem ser danificadas devido ao apertamento dos dentes durante a prática do esporte, bruxismo e a ingestão de suplementos extremamente ácidos e corrosivos para o esmalte dentário. Além disso, os especialistas podem diagnosticar problemas como a respiração bucal e a má oclusão, que prejudicam o posicionamento dos dentes e da língua, sensação de boca seca, formação de cárie, contato prematuro dental, falta de ar, digestão, desempenho, concentração e até mesmo a postura do atleta.
Soluções como a confecção de protetores bucais, instalação de aparelhos ortodônticos, dispositivos intraorais para dormir e orientação quanto a ingestão de suplementos ácidos, são alguns dos tratamentos que o cirurgião dentista especialista pode indicar para melhorar o desempenho do atleta. Portanto, se você prática algum esporte ou atividade física, mesmo não sendo atleta, procure a orientação de um cirurgião dentista para que a integridade da sua saúde bucal seja preservada e acompanhada.
A prática de esportes e atividades físicas são fundamentais para a manutenção da saúde como um todo. Nós, cirurgiões dentistas, apoiamos vigorosamente esse hábito saudável. Cuide da sua saúde geral e bucal.
E lembre-se sempre utilize produtos de qualidade para fazer sua higiene bucal.
Escute a dica do Sorria com Dr. Veit que vai ao ar de segunda a sexta às 16:30 na JB FM Rio 99,9.
Esporte e a Odontologia