Vacinas e medicamentos injetáveis, muitas vezes, são necessários para curar certos problemas de saúde. Porém, as agulhas de seringas, além de oferecerem risco de contaminação se não forem bem manipuladas, também não são sustentáveis. A produção de lixo hospitalar é muito grande, e este tipo de resíduo requer cuidados especiais.

Para resolver este problema uma empresa holandesa resolveu produzir o Bioneedle, uma espéciede injeção que não utiliza agulhas. Trata-se de mini-implantes biodegradáveis, que são preenchidos com vacinas termoestabilizadas.

Além das vantagens para o paciente, que não precisa sentir dor, o Bioneedle também traz diversos outros benefícios. Para começar, as doses das vacinas não precisam de ser mantidas frias. Além disso, o material em que são envolvidas é capaz de absorver os fluidos corporais, além de se degradar em minutos, o que torna o processo muito mais sustentável.

Com o uso do Bioneedle, pode-se eliminar a necessidade de bilhões de materiais descartáveis e sujeitos a contaminações, como seringas, agulhas de metal e frascos. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas tem tudo para ser um sucesso!