O tártaro é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes, podendo também se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.
O tártaro permite que a placa bacteriana tenha um espaço maior e mais propício ao seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.Além disso, ele também é um problema estético.Por ser poroso, ele absorve as manchas com mais facilidade.
Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível – se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.
Para evitar este problema, o mais indicado é uma escovação correta – especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro– e o uso do fio dental. Depois que o tártaro se forma, apenas o dentista pode retirá-lo dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como “raspagem”.