Perdas dentáriasPerdas dentárias

A ausência dentária na boca tem impacto não somente estético, mas também funcional e social. 

Ao extrair um dente algumas alterações ocorrem na cavidade oral, como a mudança da estrutura óssea, movimentação e a sobrecarga dos dentes presentes, causando assim o comprometimento da saúde bucal como um todo. Isso pode causar alterações na mastigação, fala, dores musculares e articulares, além de fatores estéticos e psicossociais.

A melhor maneira de evitar a perda de um dente, é realizando consultas de prevenção, para que qualquer problema possa ser detectado e tratado no início sem a necessidade de tratamentos mais invasivos.

É comum nos consultórios odontológicos, pacientes adultos ou de idade avançada apresentarem ausências dentárias por experiências negativas na adolescência e infância, onde não havia orientações e tratamentos adequados para os problemas bucais, onde acabavam extraindo precocemente os dentes.

Com o avanço das pesquisas, equipamentos, tecnologia e informação, sabemos hoje em dia que a indicação da extração dos elementos dentários deve ser feita somente em situações nas quais as opções de tratamentos conservadores já foram descartadas. Procedimentos como remoção do tecido cariado, restauração, confecção de blocos e tratamentos endodônticos (canal), são alternativas a serem realizadas na tentativa de manter o dente natural em função, aumentando a sobrevida dentária do paciente por anos.

Em casos que a extração dentária é indicada, próteses totais ou parciais removíveis não são mais a única opção de tratamento. A instalação de implantes dentários está sendo cada dia mais indicada para casos em que o paciente perdeu um ou mais dentes.

Caso o paciente tenha recebido indicação de cirurgia para extração dentária, cirurgia gengival ou instalação de implantes dentários, ele deverá seguir algumas orientações pós-operatórias, como:

1) Evitar esforços físicos e exposição ao sol;

2) Não falar muito;

3) Alimentação líquida e pastosa, com temperatura morna ou fria;

4) Dormir com a cabeça mais elevada;

5) Não afastar os lábios para que os pontos da cirurgia não se rompam;

6) Evitar escovação e bochechos muito fortes;

7) Seguir rigorosamente os horários das medicações;

8) Utilizar produtos de alta qualidade e funcionalidade para fazer a sua higiene bucal.

A Veitsmile possui uma linha de produtos de excelente qualidade para atender as mais variadas necessidades.

Cuide dos seus dentes e visite seu dentista com frequência.

Escute a dica do Sorria com Dr. Veit

Perdas dentárias

Como lidar com a perda de dentes?