Parece impossível, para nós, viver sem escova de dente, não é mesmo? E, em uma emergência, sempre há uma farmácia com diversos modelos à disposição, cada um adequado para uma necessidade específica. Mas nem sempre foi assim.
Antes de as escovas de dente modernas serem inventadas, o homem usava galhos, folhas e outros materiais inusitados para limpar os dentes. As escovas rudimentares eram feitas com cabo de osso e cerdas feitas de pelos de animais. As cerdas de nylon utilizadas atualmente surgiram apenas em 1938.
Uma curiosidade pouco higiênica é que essas escovas antigas, ainda feitas com pelos de animais, eram compartilhadas por membros da mesma família, de modo que as doenças bucais se disseminavam. Os pelos de animais mofavam com facilidade, além de não promoverem o que poderíamos chamar de uma escovação confortável e eficiente.
No século 17, os ingleses apresentaram ao mundo uma escova dental mais moderna. As cerdas ainda eram feitas de pelos de animais, a diferença é que estas eram amarradas dentro de buracos perfurados no osso que servia como cabo.
Ainda bem que, hoje em dia, nada disso é necessário e você pode contar com a extensa linha de escovas da Dr.Veit Produtos para higienizar seus dentes da maneira adequada.
E, melhor ainda, as escovas de dente estão ficando cada vez mais modernas. Tão modernas que são até biodegradáveis! É o caso da Dr.Veit Bio, a primeira escova biodegradável do Brasil, muito mais sustentável do que as escovas modernas! É uma evolução e tanto se formos pensar que costumava-se escovar os dentes com pelos de animais, não?