Um jardim vertical foi erguido nas paredes de um estacionamento em Irvine, na Califórnia. Esse projeto está dando uma vida nova a um espaço dominado pelos carros, que são o númeor 1 na lista dos principais inimigos do meio ambiente. Com 372 metros quadrados, a parede viva agrega mais de 40 espécies de plantas que melhoram a qualidade do ar, e dão um novo aspecto paisagístico, podendo convidar os motoristas a prestarem mais atenção na importância da natureza.
Instalado na garagem da Edwards Lifescience, empresa de pesquisas em medicina e saúde, o jardim está entre os maiores dos EUA. O projeto foi produzido pela Seasons Natural Engineering, escritório de arquitetura e design especializado em paredes vivas. De acordo com a empresa, a construção sustentável tem como objetivo oferecer um ambiente saudável para seus funcionários.
A preocupação com o planeta vai muito além do jardim. A estrutura é composta por um material elaborado com fibras sintéticas recicladas, que evitam o apodrecimento e ainda incentivam o crescimento das raízes. Além disso, o material dá espaço para o desenvolvimento dos vegetais e aumenta a eficiência para a irrigação. O suporte das plantas, chamado de Aqua Felt, também é mais flexível que os convencionais utilizados na maior parte das paredes vivas.
Uma das maiores vantagens do material utilizado na construção é a manutenção sustentável do jardim vertical, devido à maneira com que as plantas ficam dispostas, segundo Scott Hutcheon, proprietário da Season Natural Engineering.