Gengivite.
“Você tem sentido algum incômodo na gengiva? Tem percebido ela mais vermelha, inchada e até com algum sangramento? Bem, mesmo que você não sinta dor, procure o seu dentista. Você pode estar com gengivite. Um estágio inicial e de tratamento simples de doenças da gengiva, que podem ser bem mais graves. Fique atento.”
Gengivite evoluindo para Periodontite.
“Olá pessoal, tudo azul? Em outra ocasião falei que a gengivite é uma forma inicial das doenças na gengiva. Mas quando não é tratada, pode evoluir para uma periodontite. E aí, as coisas ficam bem mais sérias. Ela pode aumentar os riscos de acidente cardiovascular, enfarte e partos prematuros. Mais uma prova da importância da saúde oral para todo o corpo. Fique atento.”
Gengivite e problemas cardíacos, existe alguma ligação?
“Olá! Tudo azul? Hoje vamos falar sobre a ligação entre doenças gengivais e problemas cardíacos. A gengivite e a periodontite podem causar efeitos além da sua boca. Ela permite que as bactérias entrem na corrente sanguínea, invadam os depósitos de gordura existentes nos vasos do coração, podendo gerar endocardite bacteriana e consequências fatais. Como diz o ditado, saúde começa pela boca.”
Por que a gengiva sangra?
“Olá, tudo azul? Hoje vamos falar sobre sangramentos na gengiva. Quando você escova os dentes ou come alguma coisa e a sua gengiva sangra, é um sinal de que alguma coisa não está bem. Esse sangramento é uma tentativa do corpo de combater bactérias, próteses mal adaptadas ou resíduos de comida que possam estar na sua boca. Este problema nada mais é do que uma inflamação na gengiva, também conhecida como gengivite. Para evitar esse tipo de problema o ideal é escovar os dentes e usar o fio dental sempre. E fazer as suas visitas periódicas ao dentista.”