Com a chegada das férias, as crianças tendem a passar boa parte do tempo em casa e a vontade de comer guloseimas aumenta. Mas, com controle e criatividade, é possível passar por essa fase sem prejudicar o sorriso dos seus filhos.
Para começo de conversa, o ideal é manter a alimentação saudável mesmo nas férias, com espaço para exceções em passeios ou aniversários de amiguinhos. Alimentos com excesso de açúcar e carboidrato – balas, bolachas, salgadinhos, refrigerantes – devem ser evitados, já que são eles os grandes responsáveis pelas cáries. Entretanto, quando for dia de ceder à tentação, é preciso saber remediar.
Outra dica é não permitir que a criança vá dormir sem escovar os dentes ou tomar leite de madrugada, já que a salivação diminui durante o sono e funciona como um fator de proteção para inibir a formação de cárie. Já o problema do refrigerante, além de conter açúcar, é a alta acidez, capaz de prejudicar o esmalte dentário. Para consumi-lo de uma forma menos “agressiva” aos dentes, pode-se usar o canudinho, pois dessa forma o líquido vai direto para a garganta sem entrar em contato com o esmalte dental.