Como escolher a escova certa?

“Olá, tudo azul? O Henrique, da Glória, pergunta: como escolher a escova certa? Olha, Henrique, as escovas de cerdas macias ou suaves removem melhor a placa bacteriana e não machucam a gengiva. As de cabeça pequena alcançam mais longe. E existem outros tipos de escova, como a sônica, ortodôntica e interdentais, para cada necessidade.”

 

Cuidados que devemos ter com a escova de dente.

“Olá, tudo azul? A escova de dente é um instrumento fundamental na sua higiene bucal, por isso hoje vamos falar dos cuidados que você deve ter com ela. Evite guardá-la em lugares úmidos e abafados, isso evita o surgimento micro-organismos. Lave sempre as mãos antes de usar a escova de dente. Depois de usá-la, lave-a com água e bata na pia para tirar o excesso de água. Guarde-a na vertical em um porta-escova aberto que impeça o contato das cerdas com outras escovas e pelo menos uma vez por dia borrife as cerdas com antisséptico bucal.”

 

Por que não devemos dividir nossa escova de dentes com ninguém?

“Olá, tudo azul? Hoje vamos falar sobre dividir a escova de dentes com outra pessoa. Muitos casais e parentes têm o costume de usar a mesma escova de dentes em algumas ocasiões. Isso não deve ser feito nunca, nem que aconteça raramente. Além de ser errado, é anti-higiênico e pode provocar a transmissão de doenças. Se a outra pessoa estiver gripada, doente ou com alguma infecção na boca ela pode transmitir para você facilmente. Pois a boca é uma porta de entrada para bactérias e vírus. Não arrisque, tenha uma escova só sua.”

 

Quando trocar a escova dental?

“Olá! Tudo azul? Troque sua escova de dentes a cada dois ou três meses ou quando perceber que as cerdas começam a ficar desgastadas. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas. Se sua escova for de qualidade e ficar com as cerdas esgarçadas antes disso, atenção, pode estar exagerando na força.”