Dimensão vertical de oclusão

Dimensão vertical de oclusão

 

Você sabe dimensão vertical de oclusão?

Esta é a medida que estabelece a relação entre a mandíbula e a maxila através do encaixe dos molares, os nossos últimos e penúltimos dentes.

Através desta medida definimos: a posição da articulação temporomandibular, a harmonia entre os terços médio e inferiores da face além do posicionamento dos lábios.

Esta é a altura que define os tratamentos reabilitação oral, e por isso, caso você tenha a perda ou mau posicionamento dos molares, sua dimensão vertical de oclusão está prejudicada, podendo gerar alterações articulares, perda de outros dentes além da movimentação dos dentes à longo prazo.

A diminuição da (DVO) pode apresentar características semelhantes às verificadas no envelhecimento, pois determina alterações na face do paciente, tanto do ponto de vista muscular, quanto relacionado às ATMs.

É muito importante na entrevista conduzida pelo profissional em consultório, a correta identificação dos sintomas do paciente para se chegar ao diagnóstico correto, através de um plano de tratamento adequado.

A dimensão vertical de oclusão é descrita como a altura do terço inferior da face enquanto existe o máximo de contatos posteriores entre os dentes. Sua diminuição é ocasionada pela perda total ou parcial de dentes posteriores.

Qual o objetivo do tratamento?

O objetivo final do tratamento é restabelecimento da dimensão vertical de oclusão e resolução dos problemas anteriormente relatados, tais como: dificuldade de se alimentar, aparência do rosto, aspecto do sorriso e dentes desgastados.

Ao final do tratamento ficará evidente o desaparecimento dos sinais e sintomas antes relatados, além da harmonização perceptível que ocorre na face do paciente.

A Dimensão Vertical de Oclusão portanto precisa sempre ser preservada e respeitada de acordo com a altura ideal de cada paciente. Este é o grande motivo pelo qual todo tratamento odontológico é individual e precisa ser detalhadamente analisado pelo cirurgião dentista. 

Portanto, para alcançar tal objetivo procure um profissional que já tenha tratado vários pacientes com esta finalidade.

Escute a dica do Dr. Veit no “Sorria com Dr. Veit” na JB FM Rio, que vai ao ar diariamente às 16:30h