O Estado de São Paulo está enfrentando a maior estiagem de todos os tempos, algo inédito para o verão. Diante da situação crítica a Sabesp, Companhia de Abastecimento de Água de São Paulo, lançou no último sábado um programa de incentivo à redução de consumo de água.

Se a população reduzir em pelo menos 20% seu consumo de água, a empresa promete dar 30% de desconto na conta.

Para ajudar a população a alcançar a meta de redução no consumo de pelo menos 20%, a Sabesp recomenda as seguintes medidas que deverão ser levadas para a vida, não somente dos moradores de São Paulo, mas também para o o resto do mundo :

-Tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu; Banho com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

-Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros.

-Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

-Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.

-Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça.

-Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

-Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

-Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

-A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

-Reutilize sempre que possível a água usada na lavagem de roupas. Limpar o quintal, ou o chão com ela é uma boa opção, visto que até o sabão já está presente nesta água.

Fonte: Ciclo Vivo Redação Dr. Veit