A cárie é uma das doenças mais comuns no mundo, mas muitas pessoas nem imaginam que sofrem deste mal. Ela é uma deterioração do dente que está diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo, ou seja, ao que come, como cuida dos dentes e se tem acesso à água fluoretada.

A correta higiene bucal é uma das melhores maneiras de prevenir a doença. Hoje, há um consumo elevado de açúcar na alimentação da população, pois ele está presente em bolachas, refrigerantes, doces, balas, chicletes, sorvetes, etc. Por isso, é imprescindível escovar corretamente os dentes após as refeições, massageando a gengiva com creme dental que contenha flúor em sua composição e usar fio dental, que remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais aonde a escova não alcança.

Além disso, visitar o dentista periodicamente é uma maneira de evitar diversos problemas bucais. À medida que ficamos mais velhos, as cáries em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo desencadear outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos.