Muita gente acompanhou conosco a expedição do Salve o Planeta Azul ao Monte Everest, com o nosso aventureiro Marlus Werneck. O Everest, maior cadeia montanhosa da Terra, tem ligação direta com a preservação da água no planeta. Com o aquecimento global, o gelo que desce das encostas aumenta o nível de água do mar, causando desequilíbrio ecológico.
Agora, um novo desafio nos aguarda. O Salve o Planeta Azul vai acompanhar em tempo real a Expedição de Marlus Werneck aos vulcões da América do Sul, localizados no Equador.
Os Vulcões e a água do Planeta
Os vulcões são de suma importância para a preservação da água no Planeta. O Vulcão é uma estrutura geológica criada quando gases, o magma e partículas quentes escapam para a superfície terrestre. Os vulcões ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis, interferindo no clima do planeta.
Responsáveis pela poluição natural, já esperada pela natureza, os vulcões estão muitas vezes em áreas de concentração de água, que alimenta diversas comunidades rurais, principalmente no Equador. O glaciar do vulcao Chimborazo, por exemplo, é a fonte de água para a população da província de Bolívar.
A primeira subida
No primeiro desafio, a equipe realizou bem a subida de 4800m no primeiro vulcão. O frio é tamanho que a água levada no cantil simplesmente congelou. Isso mostra apenas um pouco sobre como é uma aventura arriscada e cheia de experiencias únicas.
A aventura iniciou no dia 02 de março, ultimo sábado. O desafio será escalar 5 vulcões em 10 dias. O Equador foi o país escolhido por possuir diversas montanhas altas, e uma infra estrutura que permite realizar diversas escaladas, em um curto espaço de tempo.
Muito frio, sensação térmica ainda menor. Um desafio glacial.A aventura já continuou pelo vulcão Pichicha, com 4.784 metros de altitude. A escalada passou ao lado da cratera do vulcão, que teve sua ultima erupção em 1999. Depois, foi a vez do vulcão Ilimizas, com seus 5.174 metros. O clima está agressivo, frio, e acima de 4.000 metros, o vento fica muito forte, fazendo a sensação térmica diminuir de forma significante.
Acompanhe mais desta fantástica aventura aqui, em nosso Blog!