A escovação e o uso de cremes dentais são importantes para manter a saúde bucal. Mas você já se perguntou quando, onde e como surgiram as escovas e as pastas de dente? Antigamente os dentes eram limpos com galhos ou folhas de árvores; já como creme dental era usado uma mistura de flores esmagadas e pimenta.

No ano passado, pesquisadores encontraram em uma tumba egípcia de cinco mil anos um instrumento parecido com uma escova de dente. Mas foi somente em 1490 que a primeira escova de dente foi inventada. O instrumento, criado pelos chineses, tinha uma haste de bambu ou osso e pelos de porco ou cavalo que faziam a função das cerdas. A invenção não deu muito certo, porque era muita cara, machucava a boca das pessoas e acabava mofando e estragando rápido. Apenas em 1930, com a descoberta do náilon, as cerdas das escovas passaram a ser feitas com este material, o que mudou a forma de encarar a higiene bucal.

Já no caso das pastas de dente, os primeiros registros de algo criado com função similar são do século IV antes de Cristo. Acredita-se que, nessa época, as pastas eram feitas de flores esmagadas, pimenta, sal e folhas de menta. Muito Parajumpers Right Hand Herr tempo depois, na Inglaterra, em meados do século XVIII, químicos desenvolveram um creme mais parecido com as pastas que conhecemos hoje.