De acordo com estudos científicos, o aparelho digestivo não digere apenas os alimentos físicos, mas também todas as tensões e emoções do dia a dia, como medo, raiva, sustos e até mesmo uma alegria muito grande. Quando a emoção é forte demais, nosso corpo dá um jeito de amenizar a percepção da mesma, bloqueando a respiração e enrijecendo a musculatura. Mas apesar disso, se a emoção não for digerida, poderá ficar armazenada e inconsciente.

Por isso é muito importante conseguir um tempo para relaxar e “digerir” nossas emoções, algumas dicas para isso são:

  • À noite, antes de dormir, já deitado na cama, feche os olhos e perceba seu corpo. Onde está tenso? O que estou fazendo para tencionar esta parte do meu corpo? Reparem na inevitável contração dos olhos, mandíbula e pescoço, os campeões de tensão.
  • 2
  • Solte-se, mande seu corpo relaxar tal lugar e sinta o que acontece. Preste atenção à respiração e massageie as partes do corpo que estão tensionadas. A melhor auto massagem ou relaxamento são aqueles que realizamos de forma intuitiva, ouvindo o que o corpo está pedindo naquele determinado momento. Pode ser uma pressão ou esfregação nos músculos, pode ser um alongamento ou mesmo um movimento. Pode ser simplesmente repousar as mãos sobre seus olhos cansados.
  • 3
  • Descubra-se! Às vezes o corpo vai mostrando o que fazer a seguir no processo de auto-regulação. Por exemplo após um alongamento pode surgir uma vontade de chacoalhar as pernas para cima, um sinal de que a circulação quer ser ativada. Respeite a vontade, não se iniba!