Muitas vezes ouvimos falar que a reciclagem é a solução para os problemas gerados a partir do excesso de lixo produzido e jogado no meio ambiente. Entretanto, essa afirmativa não é verdadeira. O grande problema é que, a conscientização da importância da reciclagem não está aliada a conscientização da importância da diminuição do consumo.

Ou seja, a reciclagem, por vezes, acaba estimulando ainda mais o consumo, visto que, atua em um mercado de oferta e demanda (quanto mais lixo houver, mais poderá reciclar). Esta ideologia não ajuda na muito a reduzir os males causados pelo consumo excessivo.

Outra questão é: existe uma enorme diferença entre produtos que podem ser reciclados e produtos que são reciclados, de fato. Mesmo quando se lida com materiais mais facilmente reaproveitáveis, como plástico PET ou vidro e papelão, primeiro se tem de fazer com que consumidores os descartem de forma apropriada, depois, é necessário um sistema de coleta. Posteriormente, os recicladores precisam de um comprador que justifique reaproveitar qualquer coisa.

A grande questão é: ensinar às pessoas que reciclagem é a melhor forma de ajudar o planeta está errado. É preciso conscientizar as pessoas sobre a importância da redução do consumo e a forma correta de ajudar no processo de reciclagem, para conseguirmos avanços consideráveis, na redução de lixo no meio ambiente.

Vamos fazer a nossa parte! Salve o Planeta Azul!