Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação da cárie.

As crianças estão bebendo cada vez mais: quantas crianças em idade escolar bebem refrigerantes? Estimativas variam de uma em cada duas a quatro em cada cinco consumindo pelo menos um refrigerante por dia. Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes em 3 dias.

O que fazer?

Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural.

Enxágue a boca com água: depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.

Use creme dental e enxaguatório bucal com flúor: o flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor. Fazer bochechos com uma solução com flúor também pode ajudar.