O que é Ortodontia?

o que é ortodontia

A Ortodontia é a especialidade na odontologia que detecta, previne e trata problemas relacionados com o posicionamento errado dos dentes e ossos da face, trazendo saúde e equilíbrio para os dentes, músculos da face, articulação temporomandibular e as estruturas que suportam os dentes, como ossos e gengiva. A ortodontia pode ser preventiva, interceptiva e corretiva.

Ortodontia Preventiva

Como o próprio nome diz, previne a instalação de problemas de oclusão ou de mal posicionamento dentário. A detecção das causas que podem gerar problemas na mordida – como chupar dedo, chupetas por longos períodos e hábitos adquiridos – é fundamental que aconteça na primeira infância, para evitar que sejam necessários tratamentos mais complexos no futuro como extração de dentes ou cirurgias.

A Ortodontia Interceptiva

age quando diagnosticamos o início de um problema, ainda na infância, enquanto os dentes são de leite ou já na dentição mista. Nesta fase, tratamos mordidas cruzadas, falta de espaços na arcada dentária e podemos direcionar o crescimento dos ossos da face, gerando maior harmonia e equilíbrio, evitando também a necessidade de cirurgias e extrações dentárias.

A Ortodontia Corretiva trata os problemas já instalados, que não foram precocemente detectados ou tratados, geralmente usamos aparelhos fixos ou móveis para chegar no resultado planejado e recuperar o equilíbrio da oclusão e a estética dos dentes.

O que são Aparelhos Ortodônticos?

Os aparelhos ortodônticos promovem o alinhamento dos dentes. Os modelos mais tradicionais são compostos por braquetes fixos e por um arco de metal que guia e ajusta a posição dos dentes. Já os mais modernos, possuem estruturas mais simples, imperceptíveis e que favorecem a estética.

O alinhamento dos dentes promovido pela ortodontia promove um sorriso mais bonito, melhora a estética do visual, facilita a higiene bucal, além de evitar problemas como a deterioração dos dentes.

“Sempre digo aos meus pacientes, que um sorriso bonito e alinhado é consequência de uma oclusão equilibrada.” – Dra Cynthia Veit

Quais os tipos de Aparelhos Ortodônticos?

Há diversos tipos de aparelhos ortodônticos com diferentes indicações, tempo de tratamento e proposta de valor. São eles:

  • Aparelhos Fixos: são compostos por arco, braquetes e utilizam pequenas ligaduras (borrachas).
  • Aparelho Autoligado: são aparelhos que não necessitam das ligaduras (borrachas), pois o fio que envolve o arco dentário é preso pelo braquete. tecnicamente o atrito é menor, geralmente dando maior velocidade aos tratamentos e trabalhando com forças mais suaves.
  • Aparelho Lingual: neste caso, o aparelho é fixado na parte interna dos dentes e, por isso, não aparece ao sorrir.
  • Aparelhos Estéticos de Safira ou Porcelana: São aparelhos compostos por braquetes de safira ou porcelana, da mesma cor do dente e, por isso, mais discretos. Também usam fio e podem usar borrachinha ou ser autoligado.
  • Alinhadores Ortodônticos – A revolução da Ortodontia Digital, são aparelhos invisíveis, removíveis e personalizados, que promovem o alinhamento dos dentes com mais conforto e muita estética.

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

O tempo do tratamento ortodôntico varia conforme a dificuldade do caso, a técnica aplicada e a idade do paciente.

“Geralmente os tratamentos com alinhadores ortodônticos são mais rápidos porque todo planejamento do caso é antecipado e muito mais previsível. Ainda mais, não corremos o risco de o aparelho soltar, o que geralmente atrasa os tratamentos.” -diz Dra Cynthia Veit.

Em alguns casos de ortodontia preventiva e interceptiva, o tratamento atravessa várias etapas conforme a idade e o crescimento do paciente, podendo se estender por curtos períodos ao longo de vários anos.

Como funciona o tratamento ortodôntico?

As forças aplicadas aos dentes pelo aparelho ortodôntico através do ligamento periodontal e do osso alveolar circundante ao dente, permite que o remodelamento ósseo aconteça e os dentes se movimentem. Quanto mais suave e contínua a força ortodôntica, melhor a resposta. E desta forma, mais rápido o tratamento.

Quando devo procurar um ortodontista?

  • Dentes tortos e desalinhados
  • Dores de cabeça
  • Dores na ATM
  • Mandíbula ou maxila com tamanho grande ou pequena demais
  • Perda de dentes permanentes
  • Perda precoce de dentes de leite
  • Respiração bucal
  • Postura errada da língua e alteração na fala
  • Dificuldade de fechar os lábios
  • Dentes desgastados
  • Retração gengival
  • Face torta ou assimétrica

Qual a idade certa para iniciar o meu tratamento ortodôntico?

Você pode iniciar seu tratamento ortodôntico em qualquer idade. Somente um especialista pode determinar o melhor momento para começar seu tratamento.

O ideal é que toda criança realize a primeira avaliação aos 6 anos de idade, quando os primeiros molares permanentes estiverem em boca, para que sejam avaliados o padrão de mordida, se existem espaços para os dentes na arcada e se os ossos da face estão se desenvolvendo corretamente.

Pessoas com mais idade e com problemas periodontais e perdas dentárias também se beneficiam com tratamentos da Ortodontia.

Você já ouviu falar de Invisalign®, o aparelho invisível? Ele tem ganhado a atenção de diversos pacientes que visam conquistar um sorriso alinhado e belo sem contar com tratamentos feitos por meio dos aparelhos tradicionais. Por ser transparente, ele não modifica a estética do seu sorriso durante o processo, o que faz com que sua busca será muito elevada. Descubra mais benefícios do Invisalign® na nossa matéria da “Voz de Portugal”!

O que é Ortodontia?

O que é Ortodontia?