Mordida na língua ou na bochecha.

“Olá, pessoal! Tudo azul? E quando sem querer você dá aquela mordida na língua ou na bochecha, o que você costuma fazer? Eis algumas dicas valiosas: aplique pressão diretamente na área do sangramento com um pano limpo ou gaze, depois gelo ou água trincando de gelada podem ajudar; se estiver inchado, aplique compressas frias e se o sangramento continuar, procure o seu dentista, assim que possível ou vá a um pronto socorro odontológico.”

 

Quais os riscos de um piercing oral?

“Olá! Tudo azul? Você conhece os riscos de um piercing lingual ou oral? Alguns deles são: infecção; sangramento prolongado; dor e inchaço; dentes danificados; ferimento na gengiva; dificuldade na mastigação; transmissão da hepatite e outras doenças. Até endocardite bacteriana, que é a inflamação dos tecidos cardíacos. Apesar de bonito e cool, o piercing na boca pode prejudicar a sua saúde. Pense nisso.”

 

Raspadores de língua.

“E aí, pessoal, tudo azul? O ouvinte Marcelo quer saber se os raspadores de língua ajudam a afastar o mau hálito. Marcelo, um regime de higiene bucal proativo que inclui o uso de um raspador de língua pode oferecer às pessoas que têm halitose, ou mau hálito, algum alívio de curto prazo. Alguns limpadores de língua disponíveis no mercado ajudam a remover até 95% dos fatores que causam o mau hálito. Aproveite.”

 

Observando nossa língua.

“Olá, tudo azul? Muitas pessoas não sabem, mas observar a sua própria língua é tão importante como fazer um exame de rotina. A língua é como um termômetro e quando alguma coisa não está certa no seu corpo, ela avisa. Uma língua saudável deve ser rosada, viçosa, brilhante, bem úmida, com bom tônus e textura levemente áspera. Mudanças como manchas, inchaço, alteração de cor, ressecamento, e gosto ruim, podem indicar problemas na boca e em outros órgãos como intestinos e fígado. Fique sempre atento a sua língua.”

 

A importância de escovar a língua.

“Olá, tudo azul? Você sabia que escovar a sua língua é tão importante quanto escovar os dentes? A língua é uma das responsáveis por você sentir o gosto dos alimentos. Nela existe uma camada de papilas gustativas, que são pequenas saliências que reconhecem os sabores. Entre essas papilas se acumulam bactérias que formam uma camada branca sobre a língua, a chamada “saburra lingual”. Para evitar doenças e retirar esse acúmulo de bactéria, escove a sua língua sempre e use um limpador lingual para raspar a superfície da língua.”