Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que, ao se fazer prevenção, estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais:

– Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente;

– Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições;

– Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;

– Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.

Uma boa escovação não acontece em 1 minuto. É comum que as pessoas comecem a escovar os dentes pela face de fora e esqueçam as outras áreas, como a região mais próxima da gengiva, e a parte de trás dos dentes. A sugestão é dividir a boca em 4 quadrantes: lado direito e esquerdo, em cima, embaixo e não esquecer da parte de trás dos dentes. Devemos escovar então, cada região por pelo menos 1 minuto, e ao final não podemos esquecer da língua.

Será que você sabe escovar os dentes corretamente?

Parece uma pergunta boba, mas muita gente realiza a escovação de forma errada, o que prejudica muito a saúde bucal.

Por isso, vamos relembrar rapidamente  quais são os passos principais para uma higiene bucal eficaz?

 

Passando a escova

Primeiro, lembre-se que a escova é o mais importante, e não a pasta.  Por isso, não exagere na quantidade, que deve ser o equivalente a uma ervilha.

Coloque a escova de dente de sua preferência em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva.

Escove delicadamente tanto as partes internas como as externas de cada dente, com movimentos de trás para frente.

Prática e de fácil utilização, a Escova Sônica auxilia na redução de placa bacteriana, através das suas 30 mil poderosas oscilações sônicas por minuto. Com três modos de escovação para diferentes necessidades de cuidados bucais, proporciona um cuidado completo para os dentes e a gengiva.

Possui auto-temporizador, que garante o tempo de escovação recomendado pelos dentistas e avisa a cada 30 segundos, através de alertas, a necessidade de mudança de área de escovação. Vem com três cabeças de escova, apropriada para uso familiar e pode ser utilizada com qualquer creme dental.

Com a utilização contínua, é sugerido que o refil seja trocado a cada três meses. A bateria dura por até duas semanas com escovação regular. Portátil e à prova d’água, conveniente para levar para qualquer lugar.

Troque suas escovas de dente a cada 2 ou 3 meses no máximo, ou quando perceber que as cerdas começam a ficar desgastadas. Além disso, é muito importante trocar de escova de dente depois de uma gripe ou resfriado, para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas. Se sua escova for de qualidade e ficar com as cerdas esgarçadas antes disso, muita atenção: podem estar exagerando na força, o que é prejudicial ao esmalte dos dentes e à gengiva, e pode dar muito trabalho para recuperar. Então, fique atento!

Sem esquecer da higiene da língua! Escove a língua com cuidado e delicadeza, para remover as bactérias e melhorar o hálito.

Muitas pessoas não sabem, mas observar a sua língua é como um exame de rotina. A língua alerta sobre alguma anomalia no seu organismo. Mudanças na cor, na textura ou gosto ruim na boca podem ser sinais de que algo não vai bem. Fique atento e procure um dentista.

A saliva também é muito importante para a saúde dos dentes, pois tem a função de neutralizar a acidez bucal, funcionando como um protetor natural para nossa boca.

 

Usando o fio dental

A quantidade de fio utilizada deve ser de cerca de 40 centímetros, e é importante deixar um pedaço livre entre os dedos.

Siga, com cuidado, as curvas dos dentes.

Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio para não machucar.

 

Enxaguante bucal

Muitas pessoas lançam mão do enxaguante bucal com o objetivo de um hálito mais fresco ou dentes mais saudáveis, porém o uso excessivo do enxaguante bucal pode causar mais malefícios do que benefícios por conta das químicas contidas no produto. A flora bucal e o ph da boca podem ser alterados levando ao ressecamento da boca, perda do paladar e até mesmo a fragilidade dos dentes. Passe a utilizar o enxaguante bucal em períodos mais espaçados do dia, com isso a flora da boca consegue ter tempo de se equilibrar novamente. Por isso, não abra mão da boa e velha higiene tradicional: escova dental e fio dental. Com esses dois agentes seu sorriso será saudável e protegido por toda vida.

 

É importante também se atentar sobre a  ingestão correta da água, mantém nosso corpo hidratado, elimina toxinas, além de equilibrar e ajudar na manutenção do organismo. Na cavidade oral a água tem papel essencial, ela auxilia na produção de saliva, que é formada de água e sais minerais. A salivação permite que a cavidade oral esteja sempre lubrificada limpando os tecidos orais e iniciando a digestão durante a mastigação. Quando estamos desidratados, o nível salivar diminui, permitindo que certas bactérias e fungos possam se instalar na boca, gerando desconfortos, cáries e dificuldade de engolir os alimentos. Beba Água!

 

A saúde bucal é importantíssima e reflete na saúde do corpo inteiro, devendo estar integrada com ela. A boca é uma porta de entrada para todo o corpo, e o acúmulo de bactérias nesse local tão delicado pode originar doenças, das mais simples até as mais graves.

Quanto mais saudável estiver sua boca, melhor será o desempenho das barreiras de proteção do corpo, Uma alimentação perfeita aliada a bons hábitos de higiene bucal, com escovação eficiente, fio dental e outros cuidados essenciais, garantem a saúde.

As doenças mais comuns que têm origem em uma higiene bucal ineficaz são a cárie e as doenças periodontais, causadas por bactérias presentes na placa bacteriana. Quando a placa não é removida corretamente, as bactérias produzem ácidos que destroem os minerais dos dentes, a começar pelo esmalte, que reveste o dente. E é isso que origina a cárie, que nada mais é do que uma infecção.

A placa bacteriana também conhecida como biofilme é uma fina camada de bactérias presentes na flora bucal junto com os restos de alimentos e minerais encontrados na saliva. Em condições saudáveis a placa bacteriana é um agente removível com a escovação dental. Porém, ao negligenciar a higiene oral, a placa bacteriana se desenvolve causando inflamação gengival formação de cárie e podendo levar à perda óssea ao redor dos dentes escove seus dentes sempre após as refeições e usa fio dental regularmente para evitar o acúmulo de placa ao redor dos dentes.

 

E como evitar a doença cárie?

A verdade é que não há receitas mirabolantes, nem segredos. A doença cárie é causada pelo excesso de consumo de alimentos açucarados ou ricos em amido, que com o tempo, causam a desmineralização do esmalte e permite que as bactérias específicas produzam ácidos destruindo o esmalte. Para evitar dores de dentes e a necessidade de restaurá-los, procure criar o hábito da escovação dental correta e frequente e o uso do fio dental diariamente. É importante também evitar alimentos muito açucarados e refrigerantes. Procure realizar visitas frequentes ao seu dentista como prevenção ideal a sua saúde bucal.

Para evitar cárie, fique atento à higiene e à alimentação. Evite o consumo exagerado de açúcar, e, sempre que ingerir algo doce, escove seus dentes em seguida. E, é claro, nunca deixe que a pressa ou a preguiça interfiram nos seus cuidados bucais. Escove diariamente seus dentes, faça uso do fio dental, utilize a escova interdental e o Water Jet regularmente. E não esqueça de visitar o dentista de tempos em tempos!

 

Uma higiene oral só é realmente eficaz se for acompanhada de produtos de qualidade que prometem uma limpeza profunda e completa. Alinhado a isso, os produtos da linha Dr. Veit são sustentáveis, não agredindo o meio ambiente, para garantir os mais belos sorrisos por muitos e muitos anos.