1 – Os exercícios físicos são ferramentas essenciais para combater o envelhecimento, pois evitam a perda de força muscular.

2 – Alimentar-se bem e meditar.

3 – Na alimentação não pode faltar o resveratrol da uva e o licopeno do tomate que são poderosos antioxidantes.

4- O principal é controlar a quantidade de alimentos, comer menos do que tem vontade. Comer uma média de 2000 calorias ao dia, intercalando refeições com lanches, comendo de três em três horas, como mostram as pesquisas científicas.

5 – Seguir uma regra de cinco, fácil de ser usada: evitar gorduras saturadas, gordura trans, açúcar branco, açúcar invertido e farinha branca.

(As gorduras saturadas e trans podem estimular processos inflamatórios no fígado que forçam a produção do colesterol e também fazem com que o fígado fique menos sensível à insulina, aumenta o risco de diabetes.

O açúcar branco e o invertido fazem mal por estimular a produção de insulina, o que aumenta o depósito de gordura corporal e provoca diabetes. E é importante ler os rótulos dos alimentos, pois esses cinco ingredientes são os mais comuns na alimentação atual)

7- Evitar carnes gordas. (yoga prefere a alimentação vegetariana, mas não proíbe nada. E, se você gosta de comer carne, dê preferência para peixe e frango sem gordura. Coma mais soja, castanha do Pará e nozes que tem muita proteína.).

8 – Evitar arroz branco. Adotar o arroz integral, pão e massas integrais, pois os alimentos integrais têm mais fibras, o que os mantêm mais tempo no intestino e diminui a absorção de açúcar pelo organismo.

9 – Comer frutas e vegetais.