A higiene bucal é um procedimento rotineiro aparentemente simples, mas que precisa receber uma atenção especial. Os mitos sobre a escovação correta vão desde a frequência com que devemos limpar os dentes até qual a escova mais adequada. A falta de informação, muitas vezes leva as pessoas a cometerem deslizes que, por mais insignificantes que possam parecer, acabam por comprometer a saúde da boca. Por exemplo, poucas pessoas sabem que escovar os dentes imediatamente após as refeições é um erro. O correto seria esperar no mínimo 30 minutos para realizar a limpeza bucal, para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. Veja alguns erros cometidos na hora da higiene oral:
Mais força do que o necessário: O que realmente importa no momento da escovação não é a força, e sim a execução de uma técnica correta e a utilização de uma escova de qualidade e em bom estado de conservação.
Escovas desgastadas: O ideal é que a escova dental seja trocada, no máximo, a cada dois meses.
Frequência excessiva: O hábito de escovar os dentes é fundamental, mas pode se transformar em um fator prejudicial se for realizado de forma abusiva. Nesse caso, o importante é a qualidade e não a quantidade. Uma higiene bucal bem feita leva cerca de dez minutos.
Pasta de dentes abrasiva: O creme dental abrasivo – aquele que faz muita espuma durante a escovação – deve ser evitado. Assim como as escovas com cerdas mais duras, esse tipo de pasta provoca a hipersensibilidade dental e, com o tempo, a necessidade de se usar cremes dentais especiais.