O Siemens Green City Index, um projeto de análises da Economist Intelligence Unit, organiza um ranking de cidades mais ‘verdes’ do mundo, atribuindo pontos nos quesitos de emissões de gases poluentes, alternativas de transporte, gerenciamento de recursos hídricos e do lixo, e políticas ambientais. Veja abaixo algumas dessas cidades:
San Francisco, Estados Unidos
San Francisco, na Califórnia, é a cidade mais ecológica da América do Norte, A cidade tem uma taxa de reciclagem de 77%, uma das mais altas do mundo, possibilitada pela obrigatoriedade de se separar o lixo comum do reciclável. Além disso, os moradores de San Francisco querem saber como e onde sua comida é produzida e tentam sempre consumir ingredientes produzidos localmente.
Copenhague, Dinamarca
Copenhague tem mantido a posição de cidade mais ecológica da Europa. Quase todos os seus moradores vivem a 350 metros do transporte público, e mais de 50% se locomovem de bicicleta. Como resultado, Copenhague apresenta emissões de poluentes extremamente baixas para uma cidade de seu tamanho (cerca de 1,2 milhão de habitantes).
Vancouver, Canadá
Comparada com outras cidades do mesmo tamanho (pouco mais de 600 mil habitantes), Vancouver ganha no que se refere a emissões de gás carbônico e qualidade do ar, em parte por causa da ênfase local no incentivo ao uso de energias limpas. A cidade também possui uma extensa rede de ciclovias facilita o tráfego de bicicletas, mobiletes e até monociclos.
Curitiba, Brasil
A cidade é a mais bem colocada no ranking das latinos-americanas. O uso em massa do transporte público faz de Curitiba uma das cidades com os melhores índices de qualidade do ar. Estão nos planos a construção de um metrô e mais 300 quilômetros de ciclovias, mas os projetos são caros e a cidade precisa de mais verbas para colocar tudo em pé. #MESSALVEOPLANETAAZUL #SEMANADASUSTENTABILIDADE