Olá amigos,

Na última semana, falamos um pouco sobre o que é a compostagem e os benefícios que ela traz ao meio ambiente. Hoje vamos falar, em nosso segundo post desta série de artigos especiais sobre compostagem, da atitude que você pode tomar em casa pelo planeta.

Sim, vamos falar um pouco de compostagem caseira. É muito fácil… bem mais fácil que corrigir anos e anos de degradação humana.

Passo 1 – Arranje um recipiente largo. Por exemplo, caixas como esta, abaixo. Atenção, precisam estar, de preferência, fechadas. Existem também opções próprias para compostagem no mercado. Mas, vamos começar com a mais simples, para mostrar que todo mundo pode fazer. Sempre prefira plástico ou madeira.

Passo 2 – Coloque 10 cm de folhas secas ou grama no fundo da caixa.

Passo 3 – Proteja sua composteira do sol e da chuva. Em casas, coloque em uma área coberta. Em apartamento, você pode fazer furos no fundo da composteira e colocá-la sobre uma base de cerragem, para deixar escorrer o líquido proveniente do processo.

Passo 4 – Legumes, grãos, verduras, frutas, cascas de ovo, pó de café… Pique bem os restos em pequenos pedaços e coloque sobre as folhas do fundo. A cada reposição de material, coloque mais folha.

Passo 5 – Observe a presença de minhocas. Elas estão lá? Legal! Está se saindo bem!

Passo 6 – Geralmente, de 1 a 4 meses é o tempo que o composto vira terra de ÓTIMA qualidade. Você pode usar da forma que quiser e repetir o projeto.

Simples não é? Agora é com você. Até a próxima semana com mais dicas de compostagem!