As causas do mau hálito, mas geralmente associamos à falta de higiene bucal ou problemas de estômago, mas em alguns casos o problema pode surgir pela carência de vitaminas A e D.

As vitaminas são essenciais para o metabolismo, promovendo a ação das enzimas que regulam e mantêm o equilíbrio do corpo. A vitamina A está associada a diversas funções essenciais, como a manutenção das células da pele, do trato gastrointestinal e dos olhos. Já a vitamina D, contribui para a formação dos ossos e dos dentes, facilita a absorção do cálcio e fósforo e ajuda a manter os níveis sanguíneos desses minerais. A vitamina D é também sintetizada na pele – por ação da radiação ultravioleta do sol – e transportada no sangue para os rins, ossos e intestino, onde auxilia na absorção de cálcio. Alimentos como óleos de fígado de peixes (bacalhau, linguado), peixes (sardinha, salmão), fígado, margarinas fortificadas com vitamina D, ovos, óleos vegetais, gérmen de trigo e leite são fontes de vitamina D.

Como descobrir o problema?
Em uma avaliação inicial no dentista especializado em halitose, são observados lábios, bochechas – onde pode ser vista a descamação –, além dos hábitos de alimentação, se a pessoa consome alimentos com essas vitaminas.