Consumo de Água

Olá, tudo azul? Você sabia que o consumo adequado de água contribui para a hidratação do organismo e na eliminação de toxinas? Além disso, também estimula uma maior produção de saliva, garantindo uma cavidade oral sempre lubrificada.

 

Chicletes sem açúcar.

“Olá, tudo azul? Hoje vou falar de alguns mitos sobre os chicletes sem açúcar. Os chicletes sem açúcar não fazem mal a saúde da sua boca e em alguns casos podem até ajudar, pois a mastigação eleva a salivação. Além disso, chicletes sem açúcar têm substâncias que combatem a formação de cáries e placa bacteriana, como exemplo o xilitol. Para quem faz dieta mascar chiclete antes das refeições também é um bom truque, que ajuda a reduzir a fome em até 10%. Então, mascar chiclete está liberado, mas só os que não têm açúcar.”

 

Não consigo parar de comer doces. Como proteger meus dentes mesmo assim?

“Oi pessoal, tudo azul? A pergunta de hoje veio da Eduarda: não consigo parar de comer doces. Como proteger meus dentes mesmo assim? Para você que gosta muito de doces, uma boa notícia: não precisa parar de comer. É só escovar sempre os dentes e usar o fio dental. Mas tente trocar os doces por frutas, previne as cáries e ainda ajuda na sua saúde.”

 

Por que é importante ter uma alimentação correta?

“Olá! Tudo azul? Saiba que uma boa alimentação pode contribuir e muito para sua saúde bucal. Excesso de carboidrato, açúcar e amidos, por exemplo, contribuem para a formação de placa bacteriana, propiciando assim, cárie e doenças gengivais. Portanto, se alimente bem e tenha um sorriso mais bonito.”

 

Qual o pior tipo de comida para os dentes?

“Olá, tudo azul? Hoje vamos responder a pergunta da Manuela: qual o pior tipo de alimento para os dentes? Sem dúvidas, o doce. O açúcar se associa à placa e enfraquece o esmalte do dente, deixando ele mais vulnerável a formação de cáries. Se você sentir uma vontade de comer um doce, tudo bem, mas não se esqueça da higiene oral depois, ok?”

 

Você sabe o que é a erosão ácida?

“E aí, pessoal, tudo azul? Erosão ácida é um dano causado por frequência de uma alimentação mais ácida, que prejudica, enfraquecendo a superfície do esmalte. Em seguida, quando escovamos os dentes, o esmalte pode ser desgastado com mais facilidade e tornar-se mais fino ao longo do tempo, causando cáries e outros problemas com mais facilidade.”

 

Doces.

“Olá, tudo azul? Você é daqueles que adora chocolates ou é viciado em balas e doces? Então preste muita atenção. Sabe quem também adora doces? As cáries. A nossa boca tem milhares de bactérias que ajudam na digestão dos alimentos, mas algumas dessas bactérias se alimentam de açúcar. Ao comer doces e não escovar os dentes, você ajuda elas a se reproduzirem, aumentando muito o risco delas atacarem os seus dentes e criar cáries. Para evitar esse problema, basta você não esquecer de escovar os dentes sempre depois de comer.”

 

Refrigerante faz mal para os dentes?

“E aí, pessoal, tudo azul? Hoje quem pergunta é o Eduardo. Ele quer saber se beber muito refrigerante faz mal para os dentes. Eduardo, os refrigerantes são uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos do açúcar presentes nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries.”

 

Alimentos que fazem bem para a sua saúde bucal.

“Olá pessoal, tudo azul? Hoje nós vamos falar de alguns alimentos que fazem bem para a saúde da sua boca. Alimentos integrais e vegetais de maneira geral são ricos em fibras, o que é bom para ter uma estrutura dentária saudável. Carne de peixe, grãos, leite e seus derivados, são ricos em cálcio e ajudam a fortalecer os dentes. Para ter um efeito de limpeza bucal, você pode comer maçã, cenoura ou pera. Esses alimentos estimulam o fluxo de saliva, além de ajudarem a eliminar partículas de alimentos e algumas bactérias, mantendo a boca sempre hidratada.”

 

Distúrbios alimentares.

“Oi pessoal, tudo azul? Hoje falaremos de um assunto delicado. A bulimia (comer demais e vomitar) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso) são problemas graves de saúde que afetam diretamente inclusive a aparência dos dentes, corroendo o esmalte. O dentista pode corrigir o esmalte deteriorado, mas não pode tratar o distúrbio alimentar. Para isso procure um médico.”

 

A importância da mastigação.

“Olá, tudo azul? Você quer saber qual a importância de mastigar bem os alimentos? Então, preste atenção. A mastigação é importantíssima para a saúde da sua mandíbula e arcada dentária. Não existe problema algum em comer alimentos moles, mas o ideal é que você coma também alimentos duros e crus, como frutas e legumes. Esses alimentos são fibrosos e oferecem resistência à mastigação, estimulando os dentes, a mandíbula e a gengiva. Além disso, alimentos bem triturados auxiliam também no sucesso das dietas, facilitando a absorção dos nutrientes.”

 

Os principais componentes para ter na alimentação

“Ter uma alimentação saudável e balanceada é importante não só para a saúde da sua boca, mas também de todo o seu corpo. Se formos analisar especificamente a saúde oral, dois itens não podem faltar na sua dieta. O cálcio é o responsável por deixar seus dentes mais fortes. Já a vitamina C atua no desenvolvimento e fortalecimento da sua gengiva.”

 

Alimentos ácidos.

“Olá, tudo azul? Você come muitos alimentos ácidos? A ingestão em excesso desses alimentos e bebidas ácidas pode ser perigosa, pois ela está relacionada à erosão dos dentes ou retirada do esmalte que protege a estrutura interna dos dentes. Alimentos ácidos podem provocar dentes sensíveis. Para não danificar o esmalte dos dentes enxágue a boca após o consumo de alimentos ácidos como limão, laranja e abacaxi ou bebidas como vinho branco e tinto, café e refrigerantes. A água remove grande parte da acidez, mas o ideal é escovar os dentes assim que possível.”

 

Dietas e os dentes.

“Olá, tudo azul? Muitas pessoas fazem dietas preocupadas em manter o peso e a saúde, mas ninguém pensa nos efeitos que as dietas podem ter nos dentes. Tudo o que você come serve para nutrir e fortalecer os seus dentes. Quando você faz dietas que cortam a maioria dos alimentos comuns como carnes, leite e feijão, você pode estar prejudicando os seus dentes. Os dentes têm cálcio na sua composição e precisam reabastecer as reservas sempre para se manter saudáveis. Então quando optar por uma dieta, escolha uma bem balanceada.”