21 3234-0238 / 21 2567-6256
Av. Melo Matos, 18 - Tijuca, Rio de Janeiro/RJ, 20270-290
Clique aqui para marcar sua consulta

Tratamento Periodontal

Outros tratamentos

As doenças periodontais atingem grande parte da população (mais de 75%) e são as principais causadoras das perdas dentárias.

Algumas doenças periodontais são consequências de um único fator, outras tem vários fatores associados, tais como: fumo, doenças imunossupressoras (como diabetes e AIDS), pobre higiene oral, trauma oclusal e até mesmo fatores genéticos que tornam a pessoa suscetível a doenças em maior ou menor grau. Existem diferentes formas/tipos de doenças periodontais com manifestações clinicamente semelhantes, mas a devida identificação pode interferir na abordagem do tratamento.

A grande responsável pela instalação e desenvolvimento da maioria das doenças periodontais é a placa bacteriana, um aglomerado de bactérias que se desenvolve em meio à sujeira e aos restos alimentares, sendo por isso muitas vezes confundida com os mesmos.

O primeiro estágio da doença é a gengivite, caracterizada pela vermelhidão, sangramento e inchaço das gengivas. Gengiva sangrando não é normal e indica a presença de inflamação/doença na região. A gengivite quando não tratada, pode se desenvolver para uma periodontite, situação patológica caracterizada pela perda óssea, ou seja, perda de sustentação do dente, levando à mobilidade e posteriormente à perda do mesmo.
Após realizado o tratamento periodontal básico (eliminação das causas da doença), será avaliada a necessidade de correções cirúrgicas de eventuais sequelas através de cirurgias plásticas periodontais. Por fim, deve-se fazer um rígido controle de higiene pós-tratamento para promover a manutenção do estado de saúde alcançado.
Procedimentos mais invasivos incluem o uso de técnicas cirúrgicas periodontais para melhorar a aparência da gengiva e dos dentes.

Se uma pessoa tem um sorriso onde a gengiva aparece muito, ela provavelmente não abrirá a boca completamente para sorrir. A Clínica Dr. Veit Odontologia & Saúde procura ajudar seu paciente, modelando o tecido gengival, fazendo com que apareçam mais os dentes e menos as gengivas quando a pessoa sorri.