21 3234-0238 / 21 2567-6256
Av. Melo Matos, 18 - Tijuca, Rio de Janeiro/RJ, 20270-290
Clique aqui para marcar sua consulta

Ortodontia

Outros tratamentos

A ortodontia é uma das especialidades que mais evoluiu nos últimos anos. Técnicas modernas, estéticas e mais rápidas, trazem conforto e bem-estar ao paciente durante todo o tratamento. Todas as faixas etárias podem ser tratadas, desde que haja saúde bucal, sem problemas periodontais ou cáries existentes.
O ideal é que toda criança faça uma avaliação aos 6 anos de idade, para verificar se existe harmonia no crescimento dos ossos da face. A prevenção evita muitas vezes que tratamentos simples se compliquem, resultando em extrações dentárias ou cirurgias maiores. Um sorriso bonito é consequência de uma mordida correta, evitando problemas articulares (DTM), desgaste dentário, perda de dentes, problemas gengivais, retrações ósseas e da gengiva, fraturas de dentes e até mesmo deformações faciais.

Os aparelhos podem ser fixos ou móveis, precisando de uma avaliação para sua indicação:

– INVISALIGN

São alinhadores totalmente transparentes e removíveis, utilizados para realizar pequenas e grandes movimentações dentárias, confeccionados de forma individualizada através de tecnologia computacional em 3D, permitindo visualizar todo o planejamento de cada tratamento do início ao fim, antes mesmo de iniciá-lo.

invisalign

– SISTEMA ESSIX
São alinhadores totalmente transparentes e removíveis, utilizados para realizar pequenas movimentações dentárias, de forma prática e muito estética.

– APARELHOS FIXOS METÁLICOS
São os convencionais aparelhos metálicos colados na superfície de cada dente. Estes aparelhos podem levar uma borrachinha colorida ou uma trava metálica para ativação, como no caso dos aparelhos autoligados. ‘

– APARELHOS FIXOS ESTÉTICOS
Estes aparelhos são da cor dos dentes, colados na sua superfície e ativados por borrachinhas estéticas/coloridas, ou por travas, no caso dos aparelhos autoligados.

– APARELHOS FIXOS DE SAFIRA
O aparelho de safira apresenta uma estética excelente devido à transparência deste material.
Aparelho fixo Safira 1 Aparelho fixo Safira 2

– APARELHO LINGUAL
A técnica lingual consiste na colagem de braquetes por trás dos dentes, tornando esse procedimento bastante estético, embora um pouco incômodo em alguns casos.

Aparelho Lingual

– APARELHO AUTOLIGADO
O aparelho autoligado é uma técnica ortodôntica fixa, podendo ser metálico ou estético. Nesta técnica a tradicional borrachinha é dispensada, sendo substituída por uma trava. Devido a isso, o atrito do fio no braquete é reduzido, otimizando a movimentação ortodôntica, gerando resultados rápidos.

Aparelho Autoligado

– CONTENÇÃO ORTODÔNTICA
A contenção ortodôntica pode ser fixa ou removível, especialmente indicada para cada caso e perfil de paciente. Consiste na etapa final do tratamento ortodôntico e é fundamental para o sucesso do tratamento. Exige acompanhamento periódico.


Dicas na Ortodontia

A escovação adequada dos dentes durante o tratamento ortodôntico é fundamental para manter a saúde da boca. O aparelho ortodôntico propicia o acúmulo de alimentos nos dentes e torna a escovação mais demorada, por isso é importante saber realizar a técnica de escovação corretamente:

dentes1

– Troque regularmente sua escova de dentes, a vida útil da escova dental dos pacientes em tratamento ortodôntico é menor;

– Evite alimentos duros ou crocantes, como pipoca, amendoim, nozes, frutas com caroço, gelo, etc. Procure não consumir também alimentos pegajosos e grudentos como goma de mascar e caramelos. Evite doces, biscoitos, balas e chocolates, por terem alto índice cariogênico. Procure cortar em pedaços as frutas, legumes crus e carnes antes de consumi-los, desta forma a pressão sobre o aparelho será reduzida;

– Cuidado com os hábitos ruins, como roer as unhas, morder caneta ou utilizar a língua para remover os elásticos do aparelho;

– Ao perceber algum incômodo no seu aparelho, entre logo em contato conosco;

– Evite faltas e atrasos na sua consulta. O intervalo de atendimento entre as ativações do aparelho deve ser respeitado para evitar que o tempo de tratamento não ultrapasse o previsto, bem como para evitar danos à saúde dos seus dentes, gengivas e ossos;

dentes2

– Para quem usa aparelho removível, siga corretamente os períodos de uso do seu aparelho para que os resultados apareçam.  Mantenha seu aparelho sempre limpo. Para isso, utilize uma escova de dentes e deixe-o de molho uma vez por semana em um copo de água com uma colher de café de Hipoclorito de Sódio durante 30 minutos, desta forma você evitará a proliferação de bactérias e fungos. Após este período, lave-o em água corrente e deixe-o sempre guardado em uma caixa limpa e seca. Não coma com o aparelho removível na boca, nem pratique esportes com ele. Não o ferva, nem o exponha ao calor;

– Dores de cabeça, ruídos articulares e zumbidos no ouvido podem estar relacionados com problemas de oclusão. Um tratamento ortodôntico adequado pode lhe trazer, além de um lindo sorriso, saúde, equilíbrio e função mastigatória adequada.

Saiba mais sobre Ortodontia em http://cynthiaveit.blogspot.com