21 3234-0238 / 21 2567-6256
Av. Melo Matos, 18 - Tijuca, Rio de Janeiro/RJ, 20270-290
Clique aqui para marcar sua consulta

Distúrbios da articulação temporomandibular DTM

Outros tratamentos

A disfunção temporomandibular (DTM) pode gerar dor orofacial, ruídos articulares, limitação na abertura e fechamento da boca, bruxismo, dores de cabeça, na face ou pescoço, dores e ruídos na região do ouvido e cansaço nos músculos da mastigação.

A causa é multifuncional e precisa ser cuidadosamente avaliada, mas está geralmente associada ao estresse emocional, hiperatividade muscular, trauma, mordida errada e vários outros fatores que predispõem a DTM, inclusive alterações anatômicas da articulação.

O tratamento depende de um diagnóstico diferencial e geralmente exige exame clínico e avaliação de radiografias específicas e tomografias.


Distúrbio da Articulação Têmporo Mandibular – ATM

Os distúrbios articulares e dores crânio-faciais podem estar com problemas de oclusão. Ausência de dentes, dentes mal posicionados, mordida cruzada, contatos dentários prematuros causam desequilíbrio no sistema mastigatório que afeta a musculatura facial e a articulação têmporo-mandibular.

O tratamento exige uma avaliação cuidadosa não apenas da condição de saúde bucal, mas também das condições gerais de saúde.

Aplicação de TENS, ULTRASSOM e MASSOTERAPIA

TENS: abreviatura para neuroestimulação elétrica transcutânea. O método é baseado na aplicação de estímulos elétricos de baixa intensidade que atuam no sistema nervoso central, estimulando a produção de substâncias que irão reduzir e aliviar quadros de dor. O procedimento (também conhecido por eletrofisioterapia) é usado no tratamento da ATM.

Ultrassom: calor profundo usado como terapia antiinflamatória tanto na articulação como na musculatura.

Massoterapia: massagem específica para tratamento e alívio da dor nos casos de disfunção de ATM.