21 3234-0238 / 21 2567-6256
Av. Melo Matos, 18 - Tijuca, Rio de Janeiro/RJ, 20270-290
Clique aqui para marcar sua consulta

Fio dental

Fio dental antes ou depois da escovação?

“Olá, tudo azul? Quem nunca se perguntou se deve passar o fio dental antes ou depois da escovação dos dentes? Então, você pode bochechar com água para tirar o excesso de alimentos da boca, mas o correto é passar o fio dental antes de escovar os dentes. O fio dental retira somente as partículas minúsculas de alimentos que ficam presas entre os dentes, mas essas partículas continuam na boca. Por isso é importante que você escove os dentes depois, para que a escovação possa terminar a limpeza que o fio dental começou.”

A importância do fio dental.

“Olá pessoal, tudo azul? Hoje vamos falar da importância do fio dental na nossa higiene oral. E é importante deixar claro que é total. O fio dental deve ser usado todos os dias. Ele alcança locais aonde a escova não chega e previne diversos problemas bucais como mau hálito, cáries, gengivite, entre outros. Não se esqueça de usá-lo antes de cada escovação.”

Como passar o fio dental.

“Olá, tudo azul? Hoje vou explicar de um modo bem simples como você pode passar o fio dental. Para fazer a higienização total da boca, pegue um pedaço entre 40 e 50 centímetros e enrole as pontas do fio nos dedos indicadores. Em seguida vá passando o fio dental entre os dentes, um a um e faça movimentos de frente para trás, mas sem forçar a gengiva. Então enrole esse pedaço do fio e continue até que você limpe todos os dentes. Depois é só bochechar e escovar os dentes. Se o fio dental começar a desfiar, é porque ele pode estar gasto, ou sinal de que está com cárie ou infiltração.”

Escova dental

Como escolher a escova certa?

“Olá, tudo azul? O Henrique, da Glória, pergunta: como escolher a escova certa? Olha, Henrique, as escovas de cerdas macias ou suaves removem melhor a placa bacteriana e não machucam a gengiva. As de cabeça pequena alcançam mais longe. E existem outros tipos de escova, como a sônica, ortodôntica e interdentais, para cada necessidade.”

Cuidados que devemos ter com a escova de dente.

“Olá, tudo azul? A escova de dente é um instrumento fundamental na sua higiene bucal, por isso hoje vamos falar dos cuidados que você deve ter com ela. Evite guardá-la em lugares úmidos e abafados, isso evita o surgimento micro-organismos. Lave sempre as mãos antes de usar a escova de dente. Depois de usá-la, lave-a com água e bata na pia para tirar o excesso de água. Guarde-a na vertical em um porta-escova aberto que impeça o contato das cerdas com outras escovas e pelo menos uma vez por dia borrife as cerdas com antisséptico bucal.”

Por que não devemos dividir nossa escova de dentes com ninguém?

“Olá, tudo azul? Hoje vamos falar sobre dividir a escova de dentes com outra pessoa. Muitos casais e parentes têm o costume de usar a mesma escova de dentes em algumas ocasiões. Isso não deve ser feito nunca, nem que aconteça raramente. Além de ser errado, é anti-higiênico e pode provocar a transmissão de doenças. Se a outra pessoa estiver gripada, doente ou com alguma infecção na boca ela pode transmitir para você facilmente. Pois a boca é uma porta de entrada para bactérias e vírus. Não arrisque, tenha uma escova só sua.”

Quando trocar a escova dental?

“Olá! Tudo azul? Troque sua escova de dentes a cada dois ou três meses ou quando perceber que as cerdas começam a ficar desgastadas. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas. Se sua escova for de qualidade e ficar com as cerdas esgarçadas antes disso, atenção, pode estar exagerando na força.”

Clareamento dental

Os cremes clareadores funcionam de verdade?

“Olá, tudo azul? A Roberta, que mora no Leblon, perguntou: os cremes clareadores funcionam de verdade? Na verdade, eles não clareiam os dentes. O que eles fazem é remover a camada extra de sujeira que fica no esmalte, dando a impressão de “branqueamento”. E muito cuidado: o uso excessivo pode estragar o esmalte do dente.”

Acabei de clarear os dentes. Como preservo?

“Olá, tudo azul? A pergunta do dia veio da Amanda: acabei de clarear os dentes. Como preservo? Bom, Amanda, para preservar os dentes brancos é bem simples. Basta evitar bebidas escuras como: vinho tinto, refrigerantes e chás. Se fumar, esse é o momento de parar. Após se alimentar, escovação e bochecho sempre que possível.“

O quanto é seguro o clareamento de dentes?

“E aí, pessoal, tudo azul? Após inúmeras pesquisas, métodos clareadores provaram-se seguros e eficazes, com o acompanhamento do dentista. Vários produtos disponíveis hoje no mercado não apresentaram reações adversas em dentes ou gengiva após longos testes clínicos e laboratoriais. Muita atenção com propagandas milagrosas. Consulte o seu dentista.”

Clareamento dental.

“Olá, tudo azul? Muito pacientes me perguntam sobre clareamento dental. Muito bem, existem dois tipos de clareamento dental: o feito na clínica com laser e o feito em casa com uma moldeira e gel. Ambos são bem eficientes. O tratamento a laser é mais rápido e acaba em cerca de 3 sessões, já o feito em casa com gel demora cerca de um mês e meio, mas os dentes brancos duram por mais tempo. Ambos os tratamentos podem causar sensibilidade nos dentes, então consulte o seu dentista sobre qual o método ideal para você.”

Creme Dental

Engolir a pasta de dentes faz mal?

“Olá, tudo azul? Muitas pessoas se perguntam se engolir pasta de dente pode fazer mal à saúde. É inevitável engolir um pouco da espuma durante a escovação, ainda mais quando pensamos em crianças. Mas o problema está na quantidade ingerida. As pastas de dentes tem flúor, um agente químico que previne cáries, mas se ingerido em excesso pode causar a fluorose, uma doença que afeta a saúde dos dentes. Então para evitar problemas, evite engolir a pasta de dente.”

Qual é o creme dental ideal?

“Olá, tudo azul? Muitos pacientes me perguntam qual o melhor creme dental. Na verdade não existe um creme dental ideal, pois ele depende das características dos seus dentes. Existem cremes dentais comuns, branqueadores, para dentes sensíveis e mau hálito. Os cremes dentais para dentes sensíveis possuem substâncias que anestesiam momentaneamente os dentes. Os que prometem branquear os dentes, na verdade não funcionam, pois a concentração de substâncias clareadoras é muito baixa. Escolha sempre um creme dental de acordo com as características dos seus dentes.”

Como escolher o creme dental certo?

“Olá, tudo azul? A Natalia perguntou: como escolher o creme dental? O creme certo vai de pessoa para pessoa. O importante é que ele tenha flúor e antitártaro. Evite cremes muito abrasivos, pois eles prejudicam o esmalte dos dentes. E não ponha muita pasta na escova. A quantidade certa é do tamanho de um grão de ervilha.“

Quantidade de pasta de dente que devemos colocar na escova.

“Olá, tudo azul? Você sabe a quantidade de pasta de dente que deve usar na hora de escovar os dentes? Não basta só escovar os dentes sempre, você também precisa ficar atento à quantidade de pasta que coloca na sua escova. O ideal é colocar sempre uma quantidade entre um e meio centímetro. Você deve colocar só o suficiente para cobrir a metade das cerdas da sua escova. Para ficar mais fácil, essa quantidade equivale a um grão de ervilha. Mesmo usando a quantidade certa de pasta, não se esqueça de escovar bem e o fio dental. O que limpa não é a pasta e sim a mecânica da limpeza.”

Hálito

Qual o pior tipo de alimento para o hálito?

“Oi pessoal, tudo azul? Vocês sabem qual o pior tipo de alimento para o hálito? É aquele que possui muita gordura, como queijos amarelos e carne, além de alimentos aromáticos como alho, cebola e ovo. Evite também os doces. Eles contribuem para as cáries, ajudando o mau hálito a aparecer ainda mais.“

Quais são as piores bebidas para o hálito?

“E aí, tudo azul pessoal? A pergunta de hoje veio do Felipe: quais são as piores bebidas para o hálito? Olha, Felipe, podemos começar com os refrigerantes, que aumentam a acidez estomacal e contribuem para o mau hálito. Evite também as bebidas alcoólicas e o café. Um grande bizu é beber bastante água e comer muita fruta.“

O mau hálito é causado apenas pela má escovação?

“Oi, tudo azul? Eu já falei aqui sobre os piores alimentos e bebidas para o seu hálito. Mas não são apenas eles que causam mau hálito. O tabaco também é uma das maiores causas. Ter a boca seca também influi, já que não há saliva suficiente para limpar as bactérias e resíduos alimentares. Se o odor persistir, pode ser sinal de algo mais grave, como uma infecção.”

O que mais causa o mau hálito?

“Olá, tudo azul por aí? Eu já falei aqui sobre os piores alimentos e bebidas para o seu hálito. Mas não são apenas eles que causam o mau hálito. O tabaco também é uma das maiores causas. Ter a boca seca também influencia, já que não há saliva suficiente para limpar as bactérias e resíduos alimentares. Se o odor persistir, pode ser sinal de algo mais grave, como uma infecção. Nesse caso, procure um dentista e veja o que pode ser.”

O que é halitose?

“Olá! Tudo azul? Já ouviu falar em halitose? Bom, halitose nada mais é do que o famoso “mau hálito”. Calcula-se que aproximadamente 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida. O dentista deve ser consultado se esse mau hálito persistir mesmo com escovações regulares, uso do fio dental e raspador lingual.”

Por que dormir dá mau hálito.

“Olá, tudo azul? Todo mundo já reparou que quando acordamos pela manhã é comum ter um pouco de mau hálito na boca. Mas você sabe por que isso acontece? Durante a noite, além da produção salivar diminuir, não engolimos a saliva que fica na boca. Isso faz com que as enzimas e bactérias presentes na boca fermentem, aumentando a liberação de odores de enxofre. O mau hálito matinal também pode ser causado pela digestão dos alimentos durante a noite, por isso o melhor jeito de acabar com ele é tomando o café da manhã saudável e depois uma completa higiene bucal.”

Como me livrar do mau hálito?

“Olá, tudo azul? Hoje o Maurício perguntou: como me livrar do mau hálito? Maurício, escovar os dentes, usar fio dental e limpar a língua são suas maiores armas. Evite alimentos aromáticos como alho e cebola e procure comer maçã, abacaxi e cenoura. É importante você procurar um dentista para descobrir a causa do seu mau hálito com mais precisão.”

Enxaguante Bucal

Quanto posso usar de enxaguante bucal?

“Olá, tudo azul? Olha a pergunta do Lúcio: quanto posso usar de enxaguante bucal? Bem, ele é indicado para pessoas que apresentam sensibilidade nos dentes e propensão a cáries. Quem faz uma boa higiene bucal e vai ao dentista regularmente, não precisa usar enxaguantes frequentemente. Só use todos os dias com a indicação de um dentista, ok?“

Enxaguante bucal para crianças e jovens.

“E aí, pessoal, tudo azul? Você sabe se o seu filho já pode usar enxaguante bucal? Pois é, muita gente não sabe. Até os seis anos, as crianças não devem usar. Dos seis aos doze, o uso é permitido, mas somente com a supervisão de adultos. O enxaguante também é indicado para quem usa aparelhos ortodônticos. Não se esqueça da escova e do fio dental.”

Enxaguante bucal com álcool.

“Olá, tudo azul? Você já deve ter ouvido falar que alguns enxaguantes bucais tem álcool, mas você sabe qual é o problema disso? O álcool presente na composição de alguns enxaguantes bucais pode causar a desidratação e descamação das mucosas bucal. Além disso, ele também afeta as papilas gustativas. Essa descamação contribui para a formação da saburra lingual, uma massa esbranquiçada que pode causar doenças. Então pode usar um enxaguante bucal, mas quando for escolher, opte por um que não tenha álcool na composição.“

Diferentes opções de enxaguante bucal.

“Sabia que há diferentes opções na hora de escolher um enxaguante bucal? Por exemplo, os com e sem álcool. Os sem álcool são mais seguros para a família e melhores para gengivas sensíveis. O mais importante é saber que eles não substituem a limpeza mecânica, da dupla clássica escova e fio dental, que podem ser potencializados por aparelhos mais modernos, como o irrigador oral.”

Implantes

Quanto tempo de recuperação para cirurgia de prótese dentária?

“Olá, tudo azul? Hoje temos uma pergunta da Dona Lucilia: quanto tempo de recuperação para uma cirurgia de implante dentário? Olha, como profissional da área, posso dizer que é uma recuperação muito rápida. Pode haver um leve inchaço, mas momentâneo. O profissional irá lhe receitar alguns medicamentos específicos e você deve continuar com a higiene oral em dia.”

Como cuidar dos meus novos implantes?

“Olá, tudo azul? Quer saber como cuidar dos novos implantes? Primeiro: tanta atenção quanto com os dentes naturais. Escovação, fio dental e se possuir use o irrigador oral, ele ajuda ainda mais na sua profilaxia diária. Para saber mais sobre ele acesse drveitprodutos.com. É muito importante que você continue visitando o seu dentista para um programa de manutenção.”

Higienização Oral

Como evitar a placa bacteriana?

“Olá pessoal! Tudo azul? A placa bacteriana pode ser evitada com uma higiene bucal que inclui escovas de boa performance, além de boa e frequente escovação, com movimentos corretos da gengiva para o dente em todas as faces dos dentes. O fio dental ou escovas interdentais ajudam muito na prevenção, e procure sempre não exagerar no consumo do açúcar. Sorria.”

Escovar muito os dentes faz mal?

“Olá, tudo azul? Hoje estou aqui para dar um alerta para quem escova os dentes em excesso ou com muita força. Escovar os dentes é um hábito super saudável, mas escovar em excesso ou aplicar muita força pode trazer problemas. O excesso de atrito no dente pode causar a diminuição da camada de esmalte natural do dente. Sem esse o esmalte o seu dente pode ficar sensível, pois ele protege a dentina, que permite a passagem de temperatura para o dente. Para evitar esse problema, escove os dentes somente depois das refeições e use sempre escovas dentais com cerdas macias ou medias, mas sem aplicar muita força.”

Como devo escovar a língua?

“Olá, tudo azul? A pergunta de hoje é do Roberto: como devo limpar a língua? Bem, a melhor forma para isso é usar um raspador de língua, como o da Dr. Veit Produtos. Tente colocar a sua língua para fora o máximo possível e arraste o raspador do fundo até a ponta. É muito importante limpar a parte de trás, onde fica mais detrito.”

A higienização oral completa.

“Oi pessoal, tudo azul? O Gustavo perguntou: como fazer uma higiene oral completa? É muito simples Gustavo. Comece com o fio dental, depois passe para a escova de dentes e lembre-se do raspador de língua. Existem outros produtos que podem ajudar bastante, como o irrigador oral e a escova sônica. Para conhecer mais acesse drveitprodutos.com.”

Ajudando pessoas com deficiência a tratar da higiene bucal.

“Olá pessoal! Tudo azul? Ajudando pessoas com deficiência motora a tratar da higiene bucal? É recomendável que se utilize escovas dentais que facilitam a empunhadura daquele que realiza a higiene. A prática direta ou guiada de uma higiene bucal qualificada dá conforto e bem-estar a esse público, melhora a autoestima e facilita o relacionamento interpessoal a que são submetidos. Uso de um irrigador oral poderá ajudar, e muito.”

Quantas vezes precisamos escovar os dentes por dia?

“Olá, tudo azul? É bastante comum eu receber pacientes querendo saber quantas vezes por dia devem escovar os dentes. Muitas pessoas dizem que o ideal é escovar os dentes 3 vezes ao dia, mas isso não é exatamente o correto. Na verdade, o ideal é você escovar os dentes após todas as refeições, independente de quantas vezes por dia você coma. Esta é a melhor forma de proteger os dentes da ação das bactérias presentes na boca. Mas é compreensível que nem todos tenham tempo para escovar os dentes várias vezes ao dia, por isso, evite comer doces e faça pelo menos o básico, as 3 vezes ao dia.”

Examine sua boca.

“Olá! Tudo azul? Já ouviu o ditado “melhor prevenir do que remediar”? É, ele vale também para sua bocya. Para cuidar da sua saúde oral, a prevenção é essencial. Examine sua boca diariamente e torne isso uma rotina. Procure por mudanças de cor ou aspectos de dentes, gengivas e língua. Quanto antes identificado o problema, mais fácil o tratamento.”

Quanto tempo deve durar a escovação?

“Olá pessoal, tudo azul? Hoje a pergunta é da Antônia. Ela quer saber quanto tempo deve durar a escovação. Uma ótima pergunta! Poucas pessoas escovam os dentes pelo tempo mínimo de três minutos. Essa é a duração suficiente para que você dedique 30 segundos a cada quadrante da sua boca. Não se esqueça de escovar por dentro, por fora e também as bochechas e língua.”

Alimentação/Comida/Bebida

Chicletes sem açúcar.

“Olá, tudo azul? Hoje vou falar de alguns mitos sobre os chicletes sem açúcar. Os chicletes sem açúcar não fazem mal a saúde da sua boca e em alguns casos podem até ajudar, pois a mastigação eleva a salivação. Além disso, chicletes sem açúcar têm substâncias que combatem a formação de cáries e placa bacteriana, como exemplo o xilitol. Para quem faz dieta mascar chiclete antes das refeições também é um bom truque, que ajuda a reduzir a fome em até 10%. Então, mascar chiclete está liberado, mas só os que não têm açúcar.”

Não consigo parar de comer doces. Como proteger meus dentes mesmo assim?

“Oi pessoal, tudo azul? A pergunta de hoje veio da Eduarda: não consigo parar de comer doces. Como proteger meus dentes mesmo assim? Para você que gosta muito de doces, uma boa notícia: não precisa parar de comer. É só escovar sempre os dentes e usar o fio dental. Mas tente trocar os doces por frutas, previne as cáries e ainda ajuda na sua saúde.”

Por que é importante ter uma alimentação correta?

“Olá! Tudo azul? Saiba que uma boa alimentação pode contribuir e muito para sua saúde bucal. Excesso de carboidrato, açúcar e amidos, por exemplo, contribuem para a formação de placa bacteriana, propiciando assim, cárie e doenças gengivais. Portanto, se alimente bem e tenha um sorriso mais bonito.”

Qual o pior tipo de comida para os dentes?

“Olá, tudo azul? Hoje vamos responder a pergunta da Manuela: qual o pior tipo de alimento para os dentes? Sem dúvidas, o doce. O açúcar se associa à placa e enfraquece o esmalte do dente, deixando ele mais vulnerável a formação de cáries. Se você sentir uma vontade de comer um doce, tudo bem, mas não se esqueça da higiene oral depois, ok?”

Você sabe o que é a erosão ácida?

“E aí, pessoal, tudo azul? Erosão ácida é um dano causado por frequência de uma alimentação mais ácida, que prejudica, enfraquecendo a superfície do esmalte. Em seguida, quando escovamos os dentes, o esmalte pode ser desgastado com mais facilidade e tornar-se mais fino ao longo do tempo, causando cáries e outros problemas com mais facilidade.”

Doces.

“Olá, tudo azul? Você é daqueles que adora chocolates ou é viciado em balas e doces? Então preste muita atenção. Sabe quem também adora doces? As cáries. A nossa boca tem milhares de bactérias que ajudam na digestão dos alimentos, mas algumas dessas bactérias se alimentam de açúcar. Ao comer doces e não escovar os dentes, você ajuda elas a se reproduzirem, aumentando muito o risco delas atacarem os seus dentes e criar cáries. Para evitar esse problema, basta você não esquecer de escovar os dentes sempre depois de comer.”

Refrigerante faz mal para os dentes?

“E aí, pessoal, tudo azul? Hoje quem pergunta é o Eduardo. Ele quer saber se beber muito refrigerante faz mal para os dentes. Eduardo, os refrigerantes são uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos do açúcar presentes nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries.”

Alimentos que fazem bem para a sua saúde bucal.

“Olá pessoal, tudo azul? Hoje nós vamos falar de alguns alimentos que fazem bem para a saúde da sua boca. Alimentos integrais e vegetais de maneira geral são ricos em fibras, o que é bom para ter uma estrutura dentária saudável. Carne de peixe, grãos, leite e seus derivados, são ricos em cálcio e ajudam a fortalecer os dentes. Para ter um efeito de limpeza bucal, você pode comer maçã, cenoura ou pera. Esses alimentos estimulam o fluxo de saliva, além de ajudarem a eliminar partículas de alimentos e algumas bactérias, mantendo a boca sempre hidratada.”

Distúrbios alimentares.

“Oi pessoal, tudo azul? Hoje falaremos de um assunto delicado. A bulimia (comer demais e vomitar) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso) são problemas graves de saúde que afetam diretamente inclusive a aparência dos dentes, corroendo o esmalte. O dentista pode corrigir o esmalte deteriorado, mas não pode tratar o distúrbio alimentar. Para isso procure um médico.”

A importância da mastigação.

“Olá, tudo azul? Você quer saber qual a importância de mastigar bem os alimentos? Então, preste atenção. A mastigação é importantíssima para a saúde da sua mandíbula e arcada dentária. Não existe problema algum em comer alimentos moles, mas o ideal é que você coma também alimentos duros e crus, como frutas e legumes. Esses alimentos são fibrosos e oferecem resistência à mastigação, estimulando os dentes, a mandíbula e a gengiva. Além disso, alimentos bem triturados auxiliam também no sucesso das dietas, facilitando a absorção dos nutrientes.”

Os principais componentes para ter na alimentação

“Ter uma alimentação saudável e balanceada é importante não só para a saúde da sua boca, mas também de todo o seu corpo. Se formos analisar especificamente a saúde oral, dois itens não podem faltar na sua dieta. O cálcio é o responsável por deixar seus dentes mais fortes. Já a vitamina C atua no desenvolvimento e fortalecimento da sua gengiva.”

Alimentos ácidos.

“Olá, tudo azul? Você come muitos alimentos ácidos? A ingestão em excesso desses alimentos e bebidas ácidas pode ser perigosa, pois ela está relacionada à erosão dos dentes ou retirada do esmalte que protege a estrutura interna dos dentes. Alimentos ácidos podem provocar dentes sensíveis. Para não danificar o esmalte dos dentes enxágue a boca após o consumo de alimentos ácidos como limão, laranja e abacaxi ou bebidas como vinho branco e tinto, café e refrigerantes. A água remove grande parte da acidez, mas o ideal é escovar os dentes assim que possível.”

Dietas e os dentes.

“Olá, tudo azul? Muitas pessoas fazem dietas preocupadas em manter o peso e a saúde, mas ninguém pensa nos efeitos que as dietas podem ter nos dentes. Tudo o que você come serve para nutrir e fortalecer os seus dentes. Quando você faz dietas que cortam a maioria dos alimentos comuns como carnes, leite e feijão, você pode estar prejudicando os seus dentes. Os dentes têm cálcio na sua composição e precisam reabastecer as reservas sempre para se manter saudáveis. Então quando optar por uma dieta, escolha uma bem balanceada.”

Aparelho Ortodôntico

Como limpar melhor dentes com aparelhos?

“Olá, tudo azul? Hoje a pergunta veio do Luan: como limpar melhor os dentes com aparelho ortodôntico? Boa pergunta, Luan. Você precisa fazer a escovação com calma, verificando se limpou todos os dentes. Passar o fio dental com um passa-fio e usar a escova interdental, que você encontra na Dr. Veit Produtos. Não se esqueça de fazer sempre a manutenção do seu aparelho.“

Como escovar os dentes com aparelhos.

“Olá, tudo azul? Quem usa aparelho ortodôntico deve redobrar a atenção para higienizar os seus dentes. Algumas pessoas nem sabem como. O legal é que hoje em dia temos escovas ortodônticas especiais, passa-fio e até irrigadores orais. Se sentir dificuldades, peça ajuda ao seu ortodontista.”

Estou na dúvida se uso ou não o aparelho, o que você acha?

“Olá, tudo azul? O Elias quer saber se usa ou não o aparelho ortodôntico. Podemos dizer que o sorriso é nosso “cartão de visita”. Ele pode transformar o seu sorriso num “excelente cartão”. É claro que o aparelho não serve apenas para isso. Ele evita problemas de fala, respiração, ATM e muitos outros. Procure um ortodontista para uma avaliação bem detalhada.”

Idade para começar a usar aparelho ortodôntico.

“Olá, tudo azul? É muito comum alguns pais, preocupados com a beleza do sorriso dos filhos, me perguntarem a partir de qual idade eles podem usar aparelho ortodôntico. Não existe uma idade exata para isso, mas nós dentistas costumamos aconselhar o uso de aparelhos só depois dos 11 ou 12 anos. Até essa idade as raízes dos dentes não estão totalmente desenvolvidas, então há o risco da mandíbula ou raízes sofrerem alterações com a interferência do aparelho. Além disso, o uso do aparelho só deve ser feito depois da troca de todos os dentes de leite. “

Os adultos e os aparelhos ortodônticos.

“Olá pessoal, tudo azul? Mais e mais adultos estão recorrendo aos aparelhos ortodônticos, devido às novas técnicas muito mais rápidas e eficientes e aos novos aparelhos transparentes e bem mais discretos. Por isso, não tem mais desculpa para melhorar o seu sorriso. Afinal, ninguém quer chegar a uma certa idade com problemas causados pela má oclusão, que é a falta de equilíbrio da mordida, e sem ter um belo sorriso. Então, procure um ortodontista.”

Por que mais adultos estão colocando aparelho ortodôntico?

“Olá! Tudo azul? Alguns adultos querem corrigir problemas com seus dentes ou maxilares antes que eles causem danos maiores ou mais sérios. Outros querem melhorar a aparência, corrigindo problemas estéticos existentes há muito tempo. Tenha sempre em mente que mesmo problemas estéticos podem causar danos reais com o passar do tempo.”

Como usar o fio dental com aparelho fixo?

“Olá, tudo azul? Muitas pessoas que usam aparelhos fixos me perguntam como elas podem fazer para usar o fio dental. O aparelho realmente dificulta um pouco, mas ele não pode ser desculpa para deixar de usar o fio dental. Para usá-lo, basta comprar um passa-fio em qualquer farmácia. O passa-fio é uma espécie de agulha de plástico que orienta o fio dental entre os dentes. Mas não se assuste, ele não machuca a sua boca. Como o próprio nome diz, ele tem a única função de passar o fio entre os dentes. Usar o fio dental é muito importante e fácil.”

Convencendo seu filho a usar aparelho.

“Olá, tudo azul? Atualmente, com aparelhos ortodônticos mais estéticos e eficientes, é raro uma criança resistir ao uso de aparelho ortodôntico. Mas se por acaso isso acontecer, os pais devem explicar para a criança que é importante o uso do aparelho fixo para evitar problemas bucais como a mordida cruzada ou dentes tortos e apinhados. Você também pode explicar como é importante para a vida ter um sorriso bonito e harmônico.”

Dentes

Como cuidar dos dentes de leite.

“Olá, tudo azul? A pergunta da Nina é: como cuidar dos dentes de leite? Os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os definitivos. Escove após cada refeição, com uma escova de dentes infantil. Evitar dar mamadeira antes de dormir para prevenir as cáries é essencial. E não se esqueça de levar a criança ao odontopediatra regularmente.”

Ajudando as crianças a gostar de cuidar dos dentes.

“Os pais são responsáveis pelas relações dos filhos com dentistas. Para que as crianças não tenham medo, devem escolher um que tenha experiência com crianças, visitá-lo previamente e, principalmente, demonstrar uma atitude de incentivo quanto às visitas. Muitas pessoas não gostam de ir ao dentista e acabam passando isso para os filhos.”

Dentes sensíveis.

“Dentes sensíveis causam desconforto ou dor nos dentes quando ingerimos alimentos ou bebidas muito quentes ou frios. Isso pode ser causado, entre outras razões, por escovação agressiva, doenças da gengiva ou ranger dos dentes. Para combater, utilize escovas de cerdas macias, cremes dentais específicos e, principalmente, consulte seu dentista.”

Dor de dentes.

“Oi, tudo azul? Tá pra nascer uma dor pior que dor de dente, não é? E ela ainda pode ter vários motivos, de sensibilidade excessiva a cáries e infecções. De qualquer forma, o importante é consultar o seu dentista, principalmente se ela durar mais de um dia ou dois. Nesses casos, é provável que você precise de mais que um analgésico. Precise de cuidados profissionais.”

Rotina para as crianças cuidarem dos dentes.

“Para as crianças não se esquecerem da higiene oral, crie uma rotina com elas. Escove os dentes com seu filho pelo menos duas vezes por dia, leve-o para comprar uma nova escova a cada três meses e coloque um cronômetro no banheiro, marcando pelo menos três minutos para cada escovação. Ele vai se divertir e lembrar sempre das lições.”

Sobre emergência dentária: dor de dente.

“Olá! Tudo azul? Quando acontece uma emergência dentária e o dentista não está acessível por algum motivo, como local, entre outros, fica bem complicado manter a calma. No caso da dor de dente, faça bochechos com água morna; use o fio dental para remover os alimentos presos; se for inchaço, use uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Pode amenizar. Não vá se automedicando ou colocando remédio no dente ou na gengiva. Tente ir a um profissional resolver o seu problema com segurança.”

Acidentes dentários.

“Olá, pessoal! Tudo azul? Em caso de acidente dentário, o que fazer? Primeiro retire os fragmentos do dente da área ferida e limpe com água morna; para o inchaço, coloque uma compressa fria no rosto, no local do dente ferido; para a hemorragia, aplique pressão na área e utilize um pano limpo. E, claro, procure imediatamente o seu dentista, ok?”

Como cuidar dos dentes do seu bebê.

“Olá, pessoal! Tudo azul? Para as mamães de plantão, sempre surge uma dúvida: como devo cuidar dos dentes do meu bebê? Primeira dica: evitar açúcar. Evite que seu filho durma com a mamadeira de leite ou suco na boca e dê a ele uma mamadeira com 1/3 só com água após cada mamada, se ele aceitar. E limpe os dentes e as gengivas com um pano limpo ou uma gaze umedecida.“

Saúde dos dentes na terceira idade.

Olá, pessoal! Tudo azul? Para manter uma boa saúde bucal na terceira idade, você deve cuidar bem dos seus dentes e ir periodicamente ao dentista. Para evitar complicações independentemente da idade, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e use o fio dental pelo menos uma vez. Para quem tem problemas periodontais ou usa implantes dentários, o uso de escovas interdentais e irrigador oral com o Dr. Veit Water Jet podem ajudar e muito.”

Facetas dentárias.

“Olá, pessoal? Tudo azul? Vocês sabem o que são facetas dentárias? São lâminas de porcelana finas que são colocadas na frente dos dentes com formas e colocações indesejáveis, e estão com muita tecnologia nos dias atuais, deixando-os com uma aparência natural e atraente. E o melhor, podem ser utilizadas em qualquer idade. Consulte o seu dentista sobre este tipo de método. Aproveite, você vai dar um impulso na sua autoestima.”

Dentes de recém-nascidos.

“Olá pessoal, tudo azul? Os dentes de um bebê começam a nascer aos seis meses de idade e continuam a erupcionar até o terceiro ano. Muitas crianças têm gengivas mais sensíveis e irritáveis nesta época. Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo. É muito válida uma visita ao odontopediatra.“

Bruxismo.

“E aí, pessoal, tudo azul? Você sabe o que é bruxismo? Refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes, presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira exagerada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono. Na maioria das vezes, relacionado com má oclusão e estresse emocional. Então, combata equilibrando e cuidando dos seus dentes e sorria pra vida.”

Restauração.

“Olá pessoal! Tudo azul? A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte a sua forma, função e estética normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração. Importantíssimo que seja feita por um dentista que tenha experiência em dentística-restauradora e com materiais de qualidade.”

O que é fluorose?

“Olá! Tudo azul? O nome fluorose refere-se ao excesso de flúor absorvido durante a formação dos dentes. Uma das principais causas está relacionada à ingestão de cremes dentais por crianças, por esse motivo, elas devem utilizar cremes dentais com menor quantidade de flúor ou até sem flúor nenhum, até os 4 anos de idade. O mais importante é a limpeza mecânica acompanhada pelos pais.”

Quantos dentes uma pessoa possui?

“E aí, pessoal! Tudo azul? Quantos dentes uma pessoa possui? Bom, nossa arcada dentária permanente é composta por 32 dentes. Desses, 20 vêm substituir gradualmente os da dentição provisória, os dentes de leite. Essa troca de dentes de leite pode se iniciar na época dos 5 anos e meio e termina entre 11 e 14 anos, mas não há uma regra para isso acontecer. E atenção com os sisos, dificilmente eles terão espaço em sua boca.”

Os primeiros dentes nos bebês.

“Olá, tudo azul? Hoje vamos falar dos primeiros dentinhos dos bebês. É normal que o nascimento dos dentinhos cause incômodos à criança e ela tenha febre ou fique irritada e chorando. Para amenizar esse problema, existem algumas pomadas específicas, mas o ideal é usar somente os mordedores de borracha ou silicone. Eles são macios e a mastigação desse mordedor ajuda os dentes a abrirem espaço na gengiva para sair. Para aliviar um pouco mais a dor do seu bebê, você pode colocar o mordedor na geladeira, mas não deixe gelar demais.”

Dentes brancos pela manhã.

“Olá, tudo azul? Já reparou que às vezes ao acordar o seu dente possui pequenas manchas brancas? Não se preocupe, isso não tem nada a ver com a saúde do seu dente e sim com o jeito que você dorme. Isso acontece porque durante a noite produzimos menos saliva e as pessoas que dormem de boca aberta deixam os dentes expostos. Essa exposição do dente faz ele desidratar e acaba criando pequenas manchas brancas. Mas pode ficar tranquilo, a menos que essas manchas não desapareçam durante o dia, isso não é nada preocupante.”

Fases da dentição.

“Olá, tudo azul? Hoje vou falar sobre as fases da dentição. A nossa dentição é composta de 3 fases. Primeiro temos a dentição decídua, que são os dentes de leite. Essa fase vai dos 6 meses aos 5 anos de idade aproximadamente. Depois vem a dentição mista, que é quando ocorre a troca dos dentes de leite por dentes permanentes. Essa fase dos dentes amolecidos começa normalmente aos 6 anos e vai até os 12. Depois disso, a partir dos 13 anos, não trocamos mais os dentes e a nossa dentição passa a ser formada somente por dentes permanentes.“

Dentes moles em crianças.

“Olá, tudo azul? O seu filho está na fase em que os dentinhos estão começando a ficar moles e cair? Então o meu recado é para você. Não tente extrair os dentes moles dos seus filhos usando truques como amarrar o dente na porta. Além de errado, isso pode causar traumas na gengiva da criança. A partir dos 5 anos as crianças começam a trocar os dentes e o ideal é deixar que ele caia sozinho ou naturalmente. Se ele não cair, é muito mais seguro procurar um odontopediatra. Afinal, prevenir é muito melhor do que remediar.”

Palitar o dente faz mal?

“Olá, tudo azul? Você é daqueles que tem mania de palitar os dentes depois de comer? Se é, pode parar de fazer isso a partir de hoje. Além de ser falta de educação, palitar os dentes não faz bem para a sua boca. Apesar dos palitos de madeira conseguirem retirar uma pequena parte da sujeira dos dentes, eles podem machucar e até furar a sua gengiva, causando sangramentos e infecções. Melhor do que ficar palitando os dentes na frente dos outros é esperar até chegar no trabalho e higienizar a boca de forma correta, com fio dental e escova de dente.”

Manchas nos dentes.

“Olá, tudo azul? Hoje vou falar um pouco sobre manchas nos dentes. As manchas podem ser brancas, amareladas ou escuras. As de coloração branca surgem devido à descalcificação do esmalte dentário. Já as manchas amareladas podem ser além do resultado do cigarro, o acúmulo de placa bacteriana nos dentes ou resultado da pigmentação de alimentos com corantes com refrigerantes e molho shoyu. Mas se você tem manchas escuras, fique esperto. Elas podem ser cáries, então para garantir é melhor marcar uma consulta com o seu dentista.”

Cigarro

O que o cigarro causa de mal à boca.

“Olá pessoal, tudo azul? Hoje o assunto é sério. Além de inúmeras doenças causadas em todo o nosso corpo, o cigarro também é muito ruim para nossa boca. Além de manchar os dentes e causar mau hálito, o fumante é propenso a ter câncer de boca, prejuízos nas cicatrizações e agravamento de doenças periodontais. Quem fuma precisa de mais cuidados com a boca.”

Fumar passivamente prejudica os dentes?

“Olá, tudo azul? Hoje temos uma questão curiosa sobre cigarros. Será que fumantes passivos, ou seja, aquelas pessoas que ficam perto de fumantes podem ter os dentes danificados? Não, o cigarro causa prejuízos somente aos dentes de quem fuma. Mas ele traz vários outros prejuízos para a saúde em geral, tanto de quem fuma, quanto de quem está perto. A fumaça do cigarro fica no ambiente e mesmo sem querer, as pessoas acabam inalando essa fumaça. O ideal é não fumar, mas se você é fumante, faça isso em locais abertos e longe de outras pessoas.”

Gengivite/Gengiva

Gengivite.

“Você tem sentido algum incômodo na gengiva? Tem percebido ela mais vermelha, inchada e até com algum sangramento? Bem, mesmo que você não sinta dor, procure o seu dentista. Você pode estar com gengivite. Um estágio inicial e de tratamento simples de doenças da gengiva, que podem ser bem mais graves. Fique atento.”

Gengivite evoluindo para Periodontite.

“Olá pessoal, tudo azul? Em outra ocasião falei que a gengivite é uma forma inicial das doenças na gengiva. Mas quando não é tratada, pode evoluir para uma periodontite. E aí, as coisas ficam bem mais sérias. Ela pode aumentar os riscos de acidente cardiovascular, enfarte e partos prematuros. Mais uma prova da importância da saúde oral para todo o corpo. Fique atento.”

Gengivite e problemas cardíacos, existe alguma ligação?

“Olá! Tudo azul? Hoje vamos falar sobre a ligação entre doenças gengivais e problemas cardíacos. A gengivite e a periodontite podem causar efeitos além da sua boca. Ela permite que as bactérias entrem na corrente sanguínea, invadam os depósitos de gordura existentes nos vasos do coração, podendo gerar endocardite bacteriana e consequências fatais. Como diz o ditado, saúde começa pela boca.”

Por que a gengiva sangra?

“Olá, tudo azul? Hoje vamos falar sobre sangramentos na gengiva. Quando você escova os dentes ou come alguma coisa e a sua gengiva sangra, é um sinal de que alguma coisa não está bem. Esse sangramento é uma tentativa do corpo de combater bactérias, próteses mal adaptadas ou resíduos de comida que possam estar na sua boca. Este problema nada mais é do que uma inflamação na gengiva, também conhecida como gengivite. Para evitar esse tipo de problema o ideal é escovar os dentes e usar o fio dental sempre. E fazer as suas visitas periódicas ao dentista.”

Cárie

O que é cárie.

“Oi pessoal, tudo azul? Muita gente conhece a cárie, mas poucos sabem explicar o que ela é. Então, preste atenção. A cárie é uma desmineralização do esmalte, devido ao oportunismo das bactérias da placa bacteriana associada à sacarose presente nos alimentos. Portanto, atenção com a alimentação e capriche na higiene oral.”

Tipos de cáries.

“Hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de cárie. A cárie coronária é a mais comum. Aparece nas superfícies de mastigação e entre os dentes. A radicular surge nas raízes dos dentes, que não têm esmalte de proteção e ficam expostas quando ficamos mais velhos ou temos retrações de gengiva. Já a recorrente nasce perto de restaurações e coroas. Então, não se esqueçam de cuidar dos dentes.”

Facilidade de ter cáries.

Olá, tudo azul? Hoje vamos falar sobre a facilidade de ter cáries nos dentes. Muitos pacientes têm cáries com frequência, enquanto outros nunca tiveram uma cárie sequer. Isso acontece porque resistência à cárie varia de uma pessoa para outra. Primeiramente isso depende se você faz a sua higiene bucal corretamente, escovando os dentes e passando o fio dental. Outros motivos estão relacionados à quantidade de doces que você come, fatores hereditários e a quantidade de cálcio na constituição dos seus dentes.”

Sisos

Sisos.

“Hoje vamos falar do siso, o famoso dente do juízo. Algumas pessoas já nascem sem eles. Em outros casos, têm, mas eles permanecem internos. Mesmo que você ainda não tenha, é sempre bom ficar atento com seu dentista. Afinal, os sisos podem causar dores, entortar os outros dentes e até causar infecções gengivais. Fique de olho.”

Sisos, você pode nascer com ou sem eles.

“Olá, tudo azul? Hoje temos uma questão muito boa: todas as pessoas têm dentes sisos? Não, algumas pessoas nascem sem, enquanto outras nascem com os quatro, ou até quartos molares. Mas o dente siso não é um problema e só deve ser extraído em casos específicos. Você pode recorrer à extração quando ele provoca inflamações recorrentes, nasce em uma posição incorreta ou quando afeta os outros dentes, empurrando ou entortando. O que torna o tratamento mais delicado, é que algumas raízes são mais profundas e curvas também. O que um bom cirurgião tira de letra também, sem problemas.”

Extrair os 4 sisos no mesmo dia, tem perigo?

“Olá, tudo azul? Hoje vamos explicar como funciona a decisão de extrair os dentes sisos em uma ou mais seções. Não existe uma regra, pois essa decisão varia de acordo com a dificuldade da extração do dente. O mais comum é que o dentista retire os dois dentes de um lado da boca e uma semana depois retire os outros dois, do outro lado da boca. Mas existem casos onde os sisos são superficiais ou pequenos e é possível extrair os quatro de uma só vez, sem problemas. Essa decisão é tomada pensando sempre no conforto e na recuperação do paciente.”

Sustentabilidade

Dica de sustentabilidade – torneira aberta.

“A primeira é a mais conhecida, mas que muita gente se esquece de fazer. Enquanto escovar os dentes, feche a torneira. A cada minuto em que ela permanece aberta, desperdiçamos cerca de 15 litros de água. Abra a torneira apenas quando for necessário: antes e após a escovação.”

Dica de sustentabilidade 2 – torneira pingando.

“A dica de hoje também envolve torneiras. Ontem falamos para você só abrir a água antes e depois de escovar os dentes. Hoje a dica é: quando fechar, feche muito bem. Uma torneira pingando durante o dia pode desperdiçar até 20 litros de água. Para evitar, só precisamos prestar atenção.“

Tártaro

O que é tártaro?

“Olá! Tudo azul? Você sabe o que é tártaro? Tártaro é a placa bacteriana que se cristaliza na superfície dos dentes. Também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além de ser um problema para a sua saúde bucal, o tártaro é um problema estético, por ser uma substância porosa, ele absorve as manchas com mais facilidade. Fique atento.”

Como evitar a formação do tártaro?

“Olá! Tudo azul? Hoje falaremos sobre o tártaro, como evitá-lo? A prevenção mais eficaz é a escovação correta após as principais refeições e o uso diário do fio dental, principalmente na higiene antes de dormir. Hoje em dia existem produtos com tecnologia avançada que podem facilitar, como a escova sônica e o irrigador oral. Mas atenção: se você já estiver com tártaro, marque uma consulta com o seu dentista.“

Gravidez

A saúde bucal pode afetar a gravidez?

“Olá! Tudo azul? Para que tudo corra bem durante a gravidez, é muito importante ter os cuidados básicos para a sua higiene oral. Estudos mostram que gestantes com problemas gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal. Mais uma constatação que a saúde começa pela boca. Futuras mamães, fiquem atentas e curtam esse momento tão especial com segurança.”

A mulher pode desenvolver problemas bucais por causa da gravidez?

“Olá! Tudo azul? O Ricardo perguntou: a mulher pode desenvolver problemas bucais por causa da gravidez? Bom, Ricardo, as alterações fisiológicas que normalmente ocorrem durante a gravidez, nomeadamente as provocadas por alterações hormonais, podem desencadear alterações na saúde oral das grávidas sim, que na sua maioria regridem após o parto. Então, atenção triplicada nesse período.”

Problemas Cardíacos

Com relação à saúde bucal, existem recomendações especiais para quem tem problemas cardíacos?

“Vamos falar mais uma vez sobre saúde bucal e problemas cardíacos. A Lucia Mota perguntou se existem recomendações específicas de higiene oral para quem tem problemas no coração. As dicas são simples: realmente uma saúde bucal perfeita é essencial para você prevenir problemas. Escove os dentes com eficiência depois das principais refeições, use fio dental diariamente. Sempre informe ao dentista sobre seu problema e siga as instruções dele e do seu médico.”

Língua

Mordida na língua ou na bochecha.

“Olá, pessoal! Tudo azul? E quando sem querer você dá aquela mordida na língua ou na bochecha, o que você costuma fazer? Eis algumas dicas valiosas: aplique pressão diretamente na área do sangramento com um pano limpo ou gaze, depois gelo ou água trincando de gelada podem ajudar; se estiver inchado, aplique compressas frias e se o sangramento continuar, procure o seu dentista, assim que possível ou vá a um pronto socorro odontológico.”

Quais os riscos de um piercing oral?

“Olá! Tudo azul? Você conhece os riscos de um piercing lingual ou oral? Alguns deles são: infecção; sangramento prolongado; dor e inchaço; dentes danificados; ferimento na gengiva; dificuldade na mastigação; transmissão da hepatite e outras doenças. Até endocardite bacteriana, que é a inflamação dos tecidos cardíacos. Apesar de bonito e cool, o piercing na boca pode prejudicar a sua saúde. Pense nisso.”

Raspadores de língua.

“E aí, pessoal, tudo azul? O ouvinte Marcelo quer saber se os raspadores de língua ajudam a afastar o mau hálito. Marcelo, um regime de higiene bucal proativo que inclui o uso de um raspador de língua pode oferecer às pessoas que têm halitose, ou mau hálito, algum alívio de curto prazo. Alguns limpadores de língua disponíveis no mercado ajudam a remover até 95% dos fatores que causam o mau hálito. Aproveite.”

Observando nossa língua.

“Olá, tudo azul? Muitas pessoas não sabem, mas observar a sua própria língua é tão importante como fazer um exame de rotina. A língua é como um termômetro e quando alguma coisa não está certa no seu corpo, ela avisa. Uma língua saudável deve ser rosada, viçosa, brilhante, bem úmida, com bom tônus e textura levemente áspera. Mudanças como manchas, inchaço, alteração de cor, ressecamento, e gosto ruim, podem indicar problemas na boca e em outros órgãos como intestinos e fígado. Fique sempre atento a sua língua.”

A importância de escovar a língua.

“Olá, tudo azul? Você sabia que escovar a sua língua é tão importante quanto escovar os dentes? A língua é uma das responsáveis por você sentir o gosto dos alimentos. Nela existe uma camada de papilas gustativas, que são pequenas saliências que reconhecem os sabores. Entre essas papilas se acumulam bactérias que formam uma camada branca sobre a língua, a chamada “saburra lingual”. Para evitar doenças e retirar esse acúmulo de bactéria, escove a sua língua sempre e use um limpador lingual para raspar a superfície da língua.”

Protetor Bucal

Sobre os protetores bucais.

“Olá, pessoal! Tudo azul? Para os que praticam atividades físicas todo cuidado é pouco para proteger os dentes. Por isso é que existem os protetores bucais. Qualquer tipo de protetor bucal deve ser flexível, cômodo de usar e resistente à ruptura. Deve adaptar-se à sua boca sem restringir a fala ou a respiração. Fique atento a essas dicas quando adquirir o seu. Ou procure dentistas que tenham experiência nessa área.“

Dentista

Medo de dentista.

“Olá, pessoal! Tudo azul? Muitos têm medo de ir ao dentista. Por isso é importante critério na escolha do seu. Uma boa é perguntar para pessoas de sua confiança se elas têm algum dentista para indicar, ou procure na internet, os sites de clínicas costumam dar detalhes de seus profissionais e tratamentos. Mas isso não garante nada. Quando encontrar, sempre mantenha uma conversa franca e atenta com o seu dentista de escolha. Não há motivo pra ter medo dele. Acerte no profissional e sorria.”

Quantas vezes por ano eu devo ir ao dentista?

“Olá, tudo azul? Você sabe de quanto em quanto tempo deve marcar uma consulta com o seu dentista? Não importa se você acha que está tudo bem com a sua boca ou se está sem tempo, o ideal é que você vá ao dentista no máximo a cada seis meses. Só o seu dentista pode dizer se está realmente tudo bem com a sua boca ou não. Nos casos de tratamentos em andamento é normal uma frequência maior. Então se o seu dentista pedir, você deve ir. A consulta no dentista é muito importante para a sua saúde.“

Estresse

O efeito do estresse na saúde bucal.

“Olá, pessoal, tudo azul? Sabia que o estresse pode causar problemas para a sua saúde bucal? As pessoas que sofrem de estresse tendem a praticar hábitos nada saudáveis, como o uso do tabaco e/ou álcool, que causam danos à saúde bucal. Podem surgir aftas, bruxismo, boca seca e gengivite. Consulte o seu dentista caso esteja passando por algum desses problemas. Ele pode lhe dar algumas dicas importantes até passar por essa fase.”

Placa Bacteriana

Como evitar a placa bacteriana?

“Olá pessoal! Tudo azul? A placa bacteriana pode ser evitada com uma higiene bucal que inclui escovas de boa performance, além de boa e frequente escovação, com movimentos corretos da gengiva para o dente em todas as faces dos dentes. O fio dental ou escovas interdentais ajudam muito na prevenção, e procure sempre não exagerar no consumo do açúcar. Sorria.”

Dicas Sorriso

O sorriso é simples.

“Olá, tudo azul? Hoje nós vamos falar um pouco sobre o sorriso. O sorriso é simples. É a maneira mais fácil e gostosa de criar uma relação de carinho entre duas pessoas. O sorriso é um gesto honesto, puro, que cria laços fortes, aproxima as pessoas e aquece os corações. Todo amor, toda amizade verdadeira começa com um sorriso. Isso acontece porque ele é irresistível. É impossível ver alguém sorrindo e não sentir vontade de sorrir de volta, de não retribuir aquele carinho. Um simples sorriso é capaz de desarmar um exército inteiro. Por isso ouvinte, no dia de hoje faça um favor a si mesmo e sorria.

O poder que um belo sorriso tem.

“Olá, tudo azul? Hoje nós vamos falar sobre o poder que um belo sorriso tem. Como pode um gesto tão pequeno e simples fazer uma diferença tão grande no nosso dia a dia? Comece a reparar: se você sorrir mais, naturalmente vai começar a ser mais feliz, se preocupar menos com coisas pequenas e ter uma vida melhor. Um sorriso espanta qualquer tristeza, diminui as dores e tranquiliza a alma. Sorrir é mais fácil do que você pensa e faz um bem muito maior do que você imagina. Então aproveite que sorrir não custa nada e não economize. Sorria mais.

Sorrisos sinceros.

“Olá, tudo azul? Hoje nós vamos falar sobre sorrisos sinceros. Um sorriso sincero vem de dentro do coração. Ele é ingênuo. Ele não tem pretensão. Ele vem naturalmente e não exige recompensa, mas é extremamente contagiante. Um sorriso sincero é também muito valioso. Quando você sorri, não é preciso falar mais nada para que a outra pessoa entenda. A felicidade fala por si só. Com ele, construímos laços de amizade que não tem preço. Amores que podem durar a vida inteira. Não perca as oportunidades que a vida lhe dá. Seja feliz. Ria mais. Sorria, hoje, amanhã e sempre.”

Sorrir também é um exercício físico.

“Olá, tudo azul? Já fez a sua malhação do sorriso hoje? Isso mesmo, sorrir, além de ser muito bom para a mente, também é um exercício físico. Esse simpático movimento facial levanta as bochechas, eleva os cantos da boca e também movimenta os olhos. Sorrir fortalece os músculos da bochecha, tonifica a pele do rosto. Um sorriso contrai 28 músculos do rosto. Se for uma gargalhada, ainda movimenta os músculos abdominais e todo o resto do corpo. Sorrir previne doenças, estimula o cérebro, rejuvenesce, liberta e combate o estresse. Então sorria.”

A importância do sorriso em uma entrevista de emprego.

“Olá, tudo azul? Hoje vamos dar uma dica muito importante para quem está procurando emprego. A dica é sorrir. Quando for a uma entrevista de emprego ou dinâmica de grupo, sorria. O primeiro contato é importantíssimo. O sorriso ajuda as pessoas a se simpatizarem com você. Além disso, o sorriso passa confiança e mostra que você sabe do que está falando. Só não exagere muito, não dê gargalhadas. Seja simpático, mas não force um sorriso. O melhor sorriso é aquele que vem naturalmente, que é sincero, espontâneo.”

Aftas

O que causam as aftas.

“Olá, tudo azul? Uma das dúvidas mais comuns entre meus pacientes é saber o que causa as aftas. Até hoje não foi descoberta uma causa específica para elas, mas na sua maioria estão relacionadas ao que você ingere. Medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos ou comidas ácidas, como abacaxi e chocolate podem estimular o aparecimento das aftas. Feridas e cortes nas bochechas também podem evoluir para aftas. Para que a cicatrização delas seja mais rápida, o ideal é evitar ficar passando a língua e também visitar o seu dentista, que pode ajudá-lo com medicação ou aplicação de laser.”

Ronco

O ronco.

“Olá, tudo azul? Você sabia que o ronco pode ser um aviso de problemas respiratórios? Pois é, o ronco se forma bem atrás da base da língua, quando o ar passa pelo palato e faringe, provocando vibrações. Dependendo da posição em que dormimos é normal fazer algum barulho, mas quando ele é muito alto, pode indicar apneia, obstrução parcial ou total das vias aéreas. Isso faz com que a pessoa tenha pequenas paradas respiratórias durante a noite. Se o seu ronco tem essas características, é melhor procurar ajuda profissional, podendo essa ser até por um dentista especializado.”